A plataforma Agentes do Meio Ambiente (AMA) realizou feito inédito para o ecossistema de inovação brasileiro: a solução que utiliza a tecnologia de redes sociais para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas recebeu o prêmio “Melhor Empresa Bootstrap”, concedido pelo SXSW, evento de tecnologia que acontece no Texas (EUA), para negócios promissores, que possuem criatividade e potencial sem terem recebido financiamento prévio. Essa é a primeira vez em 15 anos que uma empresa brasileira recebe a premiação do evento.
“É um reconhecimento importante
porque, em meio a tantas tecnologias de inteligência artificial e robôs, somos
uma empresa que trabalha nas periferias do Brasil com foco total no ser humano
“, revelou Marcelo Crivano, idealizador da Plataforma AMA.
Um total de 613 iniciativas de todo o mundo participaram da edição 2023 do SXSW Pitch. Quarenta empresas de tecnologia foram selecionadas como finalistas (sendo apenas duas do Brasil) para concorrer em oito categorias diferentes: Inteligência Artificial, Voz e Robótica; Dados Corporativos e Inteligentes; Entretenimento, Mídia & Conteúdo; Alimentos, Nutrição e Saúde; Futuro do Trabalho; Tecnologias Inovadoras do Mundo; Metaverso & Web3; e Cidades Inteligentes, Transporte e Sustentabilidade.
Cada um dos vencedores do SXSW
Pitch recebeu um prêmio em dinheiro e o acesso para a conferência SXSW do
próximo ano, além da exposição aos participantes do SXSW e potenciais
investidores que procuram o que há de mais eficiente em tecnologia de ponta e
inovação.
“Em nosso 15º ano, o SXSW Pitch
continua representando as principais inovações tecnológicas de todo o mundo e
mostrando como essas startups estão mudando o futuro de suas indústrias. Das 40
startups envolvidas no SXSW Pitch, 13 são de fora dos EUA. Somos um evento
global em crescimento, recebendo mais startups de todo o mundo a cada ano”,
revelou o produtor do evento SXSW Pitch, Chris Valentine.
Agentes do Meio Ambiente
Em sua apresentação no SXSW, o
CEO da Smart Citizen e Idealizador da Plataforma AMA – Agentes do Meio
Ambiente, Marcelo Crivano mostrou como funciona a solução que usa a tecnologia
de redes sociais e a gamificação para criar influenciadores locais em
microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e
participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana,
logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações
ambientais.
A iniciativa inédita também
venceu o desafio Climate Smart Cities Challenge 2022 promovido pela ONU-Habitat
e está revolucionando o serviço de limpeza urbana no Brasil, além de promover o
desenvolvimento sustentável das comunidades com base nos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável.
“O que torna nossa tecnologia
relevante é o real engajamento das pessoas no cuidado com o meio ambiente.
Nosso objetivo é gerar inúmeros benefícios sociais às comunidades envolvidas.
Para isso, é importante entender a complexidade de cada cidade e trabalhar em
conjunto com a população”, afirmou Crivano.
Desenvolvida pela empresa
paranaense, Smart Citizen, a AMA conta com mais de 10 mil usuários. O
aplicativo para celulares promove o envolvimento contínuo de seus participantes
em todas as atividades e pesquisas propostas por meio de uma gincana contínua de
práticas sustentáveis. Diariamente os AMAs recebem ações em seu app e ganham
pontos e podem receber uma remuneração em dinheiro para levar ao mundo real os
conhecimentos adquiridos na ferramenta digital, ao final de cada mês os líderes
do ranking são premiados.
Preparadas por uma equipe
multidisciplinar, as ações e pesquisas estão atreladas aos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável da ONU e funcionam como uma poderosa ferramenta de
educação ambiental.
Fonte: Mercado e Consumo.

0 Comentários