A preocupação ambiental deixou de ser um tema alheio à preocupação dos consumidores e assumiu uma parcela importante nas decisões de compra. De olho nesse mercado, o odontologista Avelino Veit criou a VeitSmile, uma linha de produtos de higiene oral totalmente sustentável e liderada por uma escova de dentes feita de bambu.
Ainda naquela época, Veit criou a primeira escova de dente biodegradável do mercado brasileiro. O protótipo foi apresentado durante a Rio+ 20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2012. A ideia era trazer um primeiro esboço ao mercado de que produtos sustentáveis seriam tendência num futuro próximo – e as indústrias deveriam começar a olhar para esse mercado.
“Há dez anos, falar de itens
renováveis não era tão popular. Buscar plásticos biodegradáveis e papéis
reciclados, por exemplo, parecia coisa de outro mundo”, diz. Com a redução de
custos dos materiais e a mobilização do mercado por produtos mais conscientes,
o surgimento da Veit Smile, nova marca de produtos sustentáveis para higiene
bucal criada pelo empreendedor, ficou muito mais simples.
Veit conta que a preocupação ambiental também permeia o dia a dia da clínica onde atende seus pacientes. Por meio do projeto social Dentista Azul, Veite incentiva dentistas a se preocuparem com a sustentabilidade e o futuro do meio ambiente, promovendo a coleta seletiva, a economia de água e eficiência energética. “Com o azul, queremos mostrar que não olhamos apenas para o verde, ou seja, o lado ambiental da coisa”, diz.
Na frente social, a marca apoia
diferentes instituições de caridade e projetos como o do Natal Azul, também
criado pelo empreendedor e que atende cerca de 2.000 crianças de comunidades
carentes da cidade do Rio de Janeiro. Para popularizar o acesso à “escova
orgânica”, Veit criou a campanha “compre uma, doe uma”, que irá distribuir, a
cada escova vendida, uma nova para as crianças do Natal Azul e também da ONG
Aldeia Nissi.
Fonte: Exame.


0 Comentários