Os investimentos do Governo do Distrito Federal no meio ambiente estão diretamente relacionados à melhoria da qualidade de vida e ao bem-estar do cidadão. Em 2020, ações voltadas à sustentabilidade e à preservação do verde avançaram, com destaque para o aprimoramento da coleta seletiva do lixo, que já está presente em 26 das 33 regiões administrativas.
Progresso também foi registrado na reforma de uma dezena de parques por todo o Distrito Federal e na recuperação de áreas de proteção ambiental. Outro destaque, este ano, é a redução brusca dos incêndios nas unidades de conservação, que caíram 50% em relação ao ano passado.
A mudança mais expressiva, porém, vem por meio de um contrato celebrado entre a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): a construção do complexo de reciclagem do Distrito Federal. Esse é um grande passo para possibilitar o tratamento adequado ao vidro e ao plástico descartados.
Inaugurado no início deste mês, o centro de tratamento do lixo vai gerar cerca de dois mil empregos. Trata-se de uma área de 80 mil metros quadrados no Pátio Ferroviário, próximo à Vila Estrutural, onde foram investidos R$ 63 milhões. O complexo vai desafogar o Aterro Sanitário de Brasília.
“Apesar do ano atípico que enfrentamos, conseguimos tirar bons projetos do papel”, avalia o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho. “Inauguramos o Complexo de Reciclagem, o mais moderno do Brasil – lá tem máquinas para triturar o vidro e reciclar plástico –, além de fortalecermos as cooperativas de catadores com tantos postos.”
Fonte: Agência Brasília.



0 Comentários