O brasileiro vê de maneira positiva a alimentação sustentável. É o que mostra a segunda edição da Pesquisa Internacional de Sustentabilidade Food Barometer, parceria da Sodexo com o Instituto Harris Interactive. O levantamento realizou 7299 entrevistas on-line em cinco países, Brasil, Índia, França, Reino Unido e Estados Unidos, e aponta que 91% da população brasileira tem percepção positiva sobre o tema. A média global é 74%.
Apesar desse olhar positivo para
a questão da sustentabilidade, preço ainda é o principal critério para a compra
dos alimentos - 73% dos entrevistados nos cinco países. Apenas 27% desse
contingente considera o impacto ambiental como fator decisivo. Sabor (61%),
valor nutricional (50%), ingredientes e composição (48%), prazer ao comer (37%),
marca (35%), conveniência do produto (32%), embalagem (32%) e rótulos e
certificações estão à frente (31%).
O entusiasmo das populações dos
Estados Unidos (66%), França (65%) e Reino Unido (66%) é consideravelmente
menor ao de Brasil e Índia (87%).
Apesar do impacto da inflação, o
estudo reflete uma visão esperançosa: consumidores ainda enxergam na
alimentação sustentável uma forma de melhorar sua qualidade de vida e a saúde
do planeta. O desafio está em tornar essas escolhas mais acessíveis, saborosas
e compatíveis com o orçamento.
Impactos ambientais e qualidade
de vida
A pesquisa mostra que 51% veem
como principal benefício da alimentação sustentável a redução do impacto no
meio ambiente. Para 65% dos inquiridos, a adoção de uma dieta preocupada com desdobramentos
ambientais melhora a qualidade de vida. A redução do desperdício é outro fator
de vantagem na avaliação de metade dos ouvidos pela pesquisa - neste quesito,
os Estados Unidos estão à frente entre 11 posições, com França e Reino Unido
empatadas em segundo. Brasil e Índia estão juntos em quarto lugar.
Para 47% dos entrevistados, a
alimentação sustentável é fundamental para a melhora da saúde, a partir do
consumo de itens saudáveis de modo equilibrado.
Homens são menos engajados
A pesquisa traçou três perfis de
consumidores que se destacam quanto à disposição para o consumo de produtos
sustentáveis. Os que adotam a prática, considerado engajados, correspondem a
42% do contingente - no Brasil, são 51%. O grupo ocupa a faixa de 25 a 44 anos
- entre elas, há um número maior de pessoas com crianças -, estão socialmente
nas classes mais altas, consomem uma grande variedade de produtos (nem todos
sustentáveis) e já adotam práticas sustentáveis no cotidiano, incluindo a
redução de desperdício de alimentos
O segundo grupo, os indecisos,
corresponde a 44% dos entrevistados - 42% no Brasil. São em geral pessoas com
menos de 25 anos e com menos filhos entre eles, menos ativos que o contingente
dos engajados, consomem uma variedade menor de produtos mas já adotaram
práticas sustentáveis no dia a dia, incluindo também a preocupação em evitar o
desperdício.
Já os distantes do tema, ou
indiferentes, somam 14%. São liderados por homens de idades distintas, dão
preferência a alimentos processados, fast food e frutos do mar e escolheram
poucas práticas sustentáveis para realizar no dia a dia.
O consumo de carne vermelha é
maior entre os distantes - 57% consomem algumas vezes por semana; destes. E
neste grupo, 53% não tem a intenção de reduzir o consumo. Já entre os engajados,
62% dão preferência a outras carnes durante a semana, e 21% pretende manter
como está.
Impulsos para a mudança
Ideias de receitas com produtos
sustentáveis foram apontadas por 47% dos engajados como fator de impulso para
aumentar o consumo; entre os indecisos, o índice chega a 40%.
Práticas sustentáveis nos locais
de compra ou consumo de alimentos, rótulos e certificações, grande variedade de
pratos sustentáveis diferentes dos preparados em casa, programa de fidelidade e
incentivos ligados a compras sustentáveis, garantia sobre fornecedores e de que
as sobras serão doadas a instituições de caridade ou a bancos de alimentos são
também fatores de incentivo de uma alimentação sustentável tanto entre
engajados quanto indecisos.
Fonte: Bom Gourmet.

0 Comentários