Brasil é pioneiro em solução completa para reciclagem de bateria de carro elétrico

Carros híbridos e elétricos são apostas para diminuir o uso de combustíveis fósseis. Em geral, são veículos movidos por baterias feitas de lítio, uma fonte de energia limpa e renovável, que contribui significativamente para a redução das emissões de CO2. Mas surge uma dúvida: o que acontece quando a vida útil da bateria se esgota? O que fazer com seus rejeitos?

Quando descartadas de maneira indevida, as baterias de lítio provocam o chamado efeito negativo de passivo ambiental, ou seja, geram custos decorrentes dos danos causados ao meio ambiente. É preocupante também para a saúde pública e para o meio ambiente, acendendo um alerta sobre medidas a serem adotadas.


Em 2021, a empresa 100% brasileira Energy Source deu início ao processo de reuso, reciclagem e reparo de baterias de lítio, tornando-se pioneira no mundo a oferecer estas ações em um só lugar. A empresa tem capacidade de processar até 300 toneladas de baterias por mês.

A empresa já processou e reciclou, até o momento, em torno de 500 toneladas de baterias de lítio.

A Energy Source deu os primeiros passos com atividades de reuso ou “segunda vida”, que visam dar uma finalidade diferente da original a baterias cuja capacidade está esgotada ou perto disso. “A ideia foi desenvolver uma bateria estacionária de lítio com preço acessível. Para conseguir isso, a solução que nós encontramos foi fazer o reuso de baterias que já estavam sendo descartadas no seu primeiro ciclo de vida e eram um passivo ambiental”, explicou David.

“É um processo muito limpo e altamente sofisticado. Quando olhamos para a reciclagem de baterias no Brasil, nós temos o que há de mais sofisticado em termos de impacto de solução para recuperação dos metais dessas baterias”, explica.

Como é reciclada a bateria de lítio?

Para isso, a empresa usa duas tecnologias – a tecnologia de seleção das células, que permite saber quais de fato são as células boas para uma segunda vida, e a tecnologia que faz a gestão de carga e descarga desse produto. Nesse primeiro momento, a empresa fez em torno de 10 megawatt/hora de baterias de segunda vida.

Em 2019, a Energy Source começou a trabalhar com baterias de veículos elétricos. Até então, eram reutilizadas baterias de patinetes e bicicletas elétricas. As baterias passam por um algoritmo de Inteligência Artificial (IA) que dá o estado de vida daquele módulo para reutilização numa nova aplicação.

Como são descartadas as baterias no Brasil?

O descarte de baterias é regulado pela resolução nº 401 de 2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece que todo fabricante é obrigado a receber os produtos comercializadas por ele que estejam energeticamente esgotadas.

Quase vinte anos depois da publicação desta resolução, o Senado Federal apresentou um Projeto de Lei (PL) mais específico, que engloba especificamente a logística reversa da bateria de lítio. O PL nº 2327/21 visa alterar a Lei nº 12.305/10, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), para incluir a adoção de logística reversa para baterias de veículos elétricos.


Fonte: Portal da Indústria.

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