Carros híbridos e elétricos são apostas para diminuir o uso de combustíveis fósseis. Em geral, são veículos movidos por baterias feitas de lítio, uma fonte de energia limpa e renovável, que contribui significativamente para a redução das emissões de CO2. Mas surge uma dúvida: o que acontece quando a vida útil da bateria se esgota? O que fazer com seus rejeitos?
Quando descartadas de maneira
indevida, as baterias de lítio provocam o chamado efeito negativo de passivo
ambiental, ou seja, geram custos decorrentes dos danos causados ao meio
ambiente. É preocupante também para a saúde pública e para o meio ambiente,
acendendo um alerta sobre medidas a serem adotadas.
Em 2021, a empresa 100% brasileira Energy Source deu início ao processo de reuso, reciclagem e reparo de baterias de lítio, tornando-se pioneira no mundo a oferecer estas ações em um só lugar. A empresa tem capacidade de processar até 300 toneladas de baterias por mês.
A empresa já processou e
reciclou, até o momento, em torno de 500 toneladas de baterias de lítio.
A Energy Source deu os primeiros
passos com atividades de reuso ou “segunda vida”, que visam dar uma finalidade
diferente da original a baterias cuja capacidade está esgotada ou perto disso.
“A ideia foi desenvolver uma bateria estacionária de lítio com preço acessível.
Para conseguir isso, a solução que nós encontramos foi fazer o reuso de
baterias que já estavam sendo descartadas no seu primeiro ciclo de vida e eram
um passivo ambiental”, explicou David.
“É um processo muito limpo e
altamente sofisticado. Quando olhamos para a reciclagem de baterias no Brasil,
nós temos o que há de mais sofisticado em termos de impacto de solução para
recuperação dos metais dessas baterias”, explica.
Como é reciclada a bateria de
lítio?
Para isso, a empresa usa duas
tecnologias – a tecnologia de seleção das células, que permite saber quais de
fato são as células boas para uma segunda vida, e a tecnologia que faz a gestão
de carga e descarga desse produto. Nesse primeiro momento, a empresa fez em
torno de 10 megawatt/hora de baterias de segunda vida.
Em 2019, a Energy Source começou
a trabalhar com baterias de veículos elétricos. Até então, eram reutilizadas
baterias de patinetes e bicicletas elétricas. As baterias passam por um
algoritmo de Inteligência Artificial (IA) que dá o estado de vida daquele
módulo para reutilização numa nova aplicação.
Como são descartadas as baterias
no Brasil?
O descarte de baterias é regulado
pela resolução nº 401 de 2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama),
que estabelece que todo fabricante é obrigado a receber os produtos
comercializadas por ele que estejam energeticamente esgotadas.
Quase vinte anos depois da
publicação desta resolução, o Senado Federal apresentou um Projeto de Lei (PL)
mais específico, que engloba especificamente a logística reversa da bateria de
lítio. O PL nº 2327/21 visa alterar a Lei nº 12.305/10, também conhecida como
Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), para incluir a adoção de
logística reversa para baterias de veículos elétricos.
Fonte: Portal da Indústria.

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