Algodão reciclado: por que este material sustentável é aposta das marcas para o futuro da moda.

Quatro horas ao norte de Estocolmo, na costa sueca do Mar Báltico, uma empresa de reciclagem têxtil de 10 anos está na luta para transformar o passado dependente em silvicultura do país em um futuro sustentável para a indústria da moda global.

O carro-chefe da Renewcell é o Circulose, um material feito de roupas de algodão recicladas que substitui a polpa de madeira tradicionalmente usada para fibras celulósicas artificiais, como a viscose. Ele foi testado por marcas como Levi's, H&M e Ganni desde que iniciou a produção em 2019. Agora, a Renewcell está pronta para comercializar o material para a moda sustentável mainstream: isso significa que novas e mais marcas podem usá-lo em produtos.


A Renewcell está pronta para se tornar líder em ajudar a moda a tornar a reciclagem têxtil uma realidade em grandes proporções e, ao fazê-lo, preencher uma grande lacuna na crescente, mas ainda elusiva, busca do setor por circularidade.

“A Renewcell está em uma classe própria agora, avançando para ser a primeira fábrica de celulose de última geração em escala comercial no mundo para fibras celulósicas artificiais”, diz Nicole Rycroft, fundadora e diretora executiva da Canopy, uma organização sem fins lucrativos que faz campanhas contra o desmatamento e trabalha com empresas de moda para mudar suas práticas de abastecimento.

Materiais alternativos tornaram-se um ponto de foco para a indústria da moda, com grandes marcas apoiando e se unindo a empresas que criam têxteis que podem substituir seus equivalentes não-ecológicos. Uma série de startups como Evrnu, Infinited Fiber Company e Ecovative surgiram com alternativas para materiais convencionais, do algodão à viscose e ao couro, mas chegar à comercialização tem sido um desafio; A Infinited Fiber Company é uma empresa que também mostra sinais de progresso. A indústria já descobriu que não pode atingir suas metas de sustentabilidade sem uma mudança considerável em seus portfólios de materiais. Mesmo além dos objetivos corporativos das marcas, diz Jenny Fredricsdotter, gerente de negócios circulares da Renewcell, o problema mais fundamental é que o planeta está simplesmente ficando sem recursos.

Ainda assim, tudo isso leva tempo e quanto mais demanda a indústria demonstrar, mais rápido a Renewcell poderá expandir sua capacidade. Embora a celulose da Renewcell seja um substituto imediato para a celulose de madeira e possa ser usada em qualquer instalação de produção de viscose, diz Eslander, ainda é necessário construir relacionamentos com esses produtores para educá-los sobre o material. Também exige mais interesse das marcas – sem o qual os fornecedores têm pouco incentivo para mudar a forma como fazem as coisas.


Fonte: Vogue.

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