A fabricante de cosméticos Natura alcançou a marca de 90% de produtos veganos em todo seu portfólio, um aumento de seis pontos percentuais em comparação com 2020.
O resultado ocorre após um
processo de revisão, conduzido ao longo do último ano, que abrangeu por
completo a cadeia de fornecimento da empresa para garantir a não-utilização de
ingredientes de origem animal no fornecimento ou no processo de obtenção das
matérias-primas.
Para isto, toda a rede de parceiros da empresa foi mobilizada para buscar ingredientes que pudessem cumprir com todos os requisitos para serem considerados veganos.
"Esse movimento foi muito positivo e engajador porque estimulou todos os nossos parceiros a aprimorar seus próprios processos e cadeias, assegurando a não-utilização de nenhum ingrediente não-vegano", diz Roseli Mello, líder global de pesquisa e desenvolvimento da Natura.
A cera de abelha, por exemplo, já
não é empregada em novas formulações, mas é o último componente não-vegano que
ainda integra o portfólio da marca em alguns itens como batons e máscaras de
cílios, por exemplo.
"Temos um pipeline previsto
para substituir completamente a cera de abelha em todos os nossos produtos nos
próximos anos. É um compromisso já assumido, que exige um trabalho de inovação
e de pesquisa em todo o mundo para encontrar os ingredientes ideais que
apresentem as mesmas propriedades estruturantes de forma a manter a
qualidade", diz Mello.
Fonte: Exame.

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