A pandemia do coronavírus tem
criado novos hábitos de consumo. Pesquisa da Ernst & Young mostra que 72%
dos consumidores estão mais atentos aos cuidados de higiene pessoal. Pensando
nisso, uma marca de cosméticos criou produtos que preservam o meio ambiente e
protegem contra a Covid-19.
A sustentabilidade sempre foi
preocupação para a empresa de cosméticos naturais do interior do Paraná. Um
sonho antigo era lançar produtos para evitar o uso de água na limpeza das mãos.
A linha de produtos chegou ao
mercado em abril: um spray antisséptico e uma espuma higienizadora de mãos.
“Com um frasco do nosso produto, você faz a lavagem de até 200 vezes as suas
mãos, sem uma gota sequer de água sendo usada. Ou seja, você economiza 1,5 mil
litros de água por frasco”, explica Lena.
Os produtos foram credenciados
pela Anvisa e pelo órgão regulatório da União Europeia. “Ele inativa, além do
Covid-19, mais outros sete tipos de vírus”, afirma a empresária.
A farmacêutica da empresa, Andréa
Guarezi, explica que o princípio ativo dos produtos é um biocida, que vem do
ácido lático derivado da cana de açúcar e é o responsável por eliminar o vírus:
“A Covid-19 é um vírus que tem uma membrana não envelopada. O ácido lático se
associa a essa membrana, degradando ela, não deixando ele disseminar, ou seja,
se ligar a outras células e se multiplicar”.
Além da proteção, os produtos
ajudam na hidratação da pele. “Eles repõem a microbiota, que são os
microrganismos que estão presentes nas mãos e que são nossos instrumentos de
defesa”, explica a farmacêutica.
“Nós tínhamos feito uma previsão
pra vendermos neste ano na faixa de R$ 6,8 milhões e estamos muito confiantes
que vamos ultrapassar bastante esse faturamento”, garante a dona da marca.
O faturamento é a comprovação em
números de que o consumidor compra de quem pensa na proteção dele e na do
planeta. “As pessoas estão muito abertas a produtos mais sustentáveis, ao
consumo mais consciente, a comprar de pequenas e médias empresas, a valorizar
os produtos nacionais. Então, tudo isso culminou muito para esse sucesso que
estamos tendo nesse momento”, avalia Lena.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios.