Não basta desenvolver um cosmético sustentável, que respeite
o meio ambiente e todas as etapas da cadeia produtiva. É necessário pensar em
como ele será embalado até chegar às mãos do cliente. Este é um dos principais
desafios dos fabricantes de produtos de beleza frente ao crescimento do
interesse pelo consumo ético.
O plástico é considerado o grande entrave nesse processo. O
Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo e um dos países que
menos recicla este tipo de resíduo, com uma taxa de pouco mais de 1%, segundo o
Fundo Mundial para a Natureza (WWF). De acordo com a ONG, a poluição gerada
pelo descarte irregular do plástico pode levar até 100 anos para se decompor na
natureza.
Contudo, começam a surgir no mercado alternativas mais
sustentáveis. A Spiltag, especialista em embalagens PET para o setor de
cuidados pessoais, conta com algumas delas em seu portfólio. “Como indústria
transformadora de plásticos, entendemos que deveríamos buscar soluções que
respondam aos anseios contemporâneos de uma sociedade cada vez mais pautada no
consumo consciente, na preservação ambiental e, assim, na construção de um
mundo onde o plástico não seja o ‘vilão’, mas uma fonte de inovação e criação
de novos produtos”, afirma Patrícia Rodrigues, gerente comercial e marketing da
companhia.
A empresa, que já trabalhava com embalagens recicladas com
uso da resina PET PCR (Pós Consumo Reciclado) – que pode ser aplicada de 25% a
100% nas embalagens –, lançou no ano passado uma linha biodegradável. Ela é
produzida a partir do aditivo oxibiodegradável Go Green P-Life, capaz de
transformar qualquer plástico derivado de Nafta, oriundo do petróleo, em
produto biodegradável. A tecnologia foi criada no Japão e tem como principal
componente o óleo de coco da palmeira, atóxico e de fonte renovável.
“Além de não agredir o meio ambiente, o aditivo mantém as
qualidade e propriedades químicas e físicas das embalagens, sem alterar sua
produção e a ainda possibilitando o recicle das aparas”, explica Rodrigues. Ela
acrescenta que é possível combinar as duas soluções na criação dos produtos.
“Tanto o PET PCR como o Go Green P-Life são opções inteligentes, que se
complementam. Nossos clientes podem receber uma embalagem reciclada e
biodegradável, além de ser reciclável, fechando assim o ciclo de
sustentabilidade”.
A marca de cosméticos Amend foi uma das que aderiu às
embalagens desenvolvidas com aditivo oxibiodegradável. A novidade chegou com o
lançamento da linha Botanic Beauty, formulada com mais de 90% de ingredientes
naturais. “O consumo ético está entre as principais tendências comportamentais
nos dias atuais. O futuro dos cosméticos depende de uma abordagem mais
sustentável e embora uma revolução não aconteça da noite para o dia, cada
esforço nesta direção é um grande passo”, diz a gerente de marketing Lucimar
Brum. “Por isso, a Amend decidiu iniciar sua contribuição ao meio ambiente, se
preocupando cada dia mais com o impacto que causamos na natureza”, acrescenta.
Fonte: Brazil Beauty News

