Um levantamento realizado pelo instituto de pesquisa YouGov,
de Londres, identificou que metade dos consumidores britânicos estão dispostos a
pagar mais por produtos com embalagens feitas de materiais biodegradáveis. Oito
em cada dez, tentam diminuir o uso do plástico em seu dia a dia, evitando usar
sacolas de supermercados e bebidas em garrafas PET.
“Globalmente, as pessoas estão rejeitando o uso de plástico,
um dos maiores componentes da degradação ambiental”, diz Sajith Wimalaratne,
gerente sênior da consultoria SciBite, especializada em inteligência de
mercado. “As indústrias também acordaram para essa questão.” Multinacionais
como Nestlé, L’Oréal e Unilever estão correndo para encontrar novas
alternativas aos materiais plásticos. Vem muita novidade por aí.
ALGUMAS INICIATIVAS
DANONE
A companhia francesa, fabricante de iogurtes e outros
produtos lácteos, está desenvolvendo materiais à base de plantas para serem
usados em suas embalagens. Essas pesquisas são realizadas em parceria com
instituições que investigam novos materiais, alternativos ao plástico, como a
Bioplastic Feedstock Alliance, associação formada por empresas e universidades.
No Brasil, a companhia tem feito parceria com cooperativas de catadores de lixo
para estimular a cadeia de reciclagem.
UNILEVER
Nas prateleiras de supermercados europeus, já é comum
encontrar escovas de dentes feitas de bambu e desodorantes embalados em
papel-cartão. A iniciativa deve ser levada para outros continentes. No Chile, a
empresa lançou um detergente em embalagem reutilizável. A Unilever também
investe em pesquisas de novos materiais.
NESTLÉ
A fabricante de alimentos suíça estabeleceu uma meta
ambiciosa em relação à substituição do plástico por outros materiais. Até 2025,
todas as embalagens e canudos que acompanham as bebidas da marca terão de ser
feitos de papel e outros materiais biodegradáveis ou recicláveis. A empresa
investiu recentemente cerca de US$ 2 bilhões em pesquisas sobre matérias-primas
recicláveis para embalagens.
L’ORÉAL
Ao longo deste ano, todas as embalagens de xampus,
cosméticos e outros produtos de higiene e beleza serão substituídas por
materiais reutilizáveis ou recicláveis. A meta é global. Os frascos dos
esmaltes já são feitos com plástico reciclado.
Fonte: Época Negócios.