O Instituto Ipsos de pesquisa e de inteligência de mercado, em outubro do ano passado, apresentou durante o Congresso Brasileiro de Mobilidade
e Veículos Elétricos (C-Move), em São Paulo, um estudo inédito focado no
comportamento do consumidor brasileiro em relação aos veículos híbridos
elétricos. O C-Move na ocasião, aconteceu paralelamente ao evento Veículo Elétrico
Latino-Americano, no Transamerica Expo Center.
Segundo a pesquisa, os dois fatores que atualmente mais
incomodam os motoristas nos veículos movidos a combustão são a emissão de
poluentes e o alto preço do combustível. Entre o público entrevistado, ficou
evidente que os homens da geração Z e com maior renda são os mais
familiarizados com o tema.
A pesquisa aponta também que 80% dos entrevistados compraram
um veículo híbrido devido à economia de combustível. Além disso, 55% dos que já
possuem um híbrido afirmam que, na próxima troca de carro, optarão por um novo
híbrido ou elétrico.
Com base nessa pesquisa, também foi possível identificar os
atributos que o veículo elétrico ideal para o brasileiro deve contemplar. A
lista inclui: possuir tempo de carregamento entre 20 e 30 minutos; autonomia entre
200 km e 300 km; ser carregado uma vez ao dia; ter a mesma linha de design em
relação aos carros a combustão; e ter a energia elétrica como fonte primária.
O estudo em questão detectou ainda alguns pontos que devem ser
avaliados para melhorar as condições e estimular a maior demanda por automóveis
elétricos no Brasil. Confira abaixo os principais pontos:
- 35% dos participantes da pesquisa consideram que não há facilidade para encontrar veículos elétricos no mercado;
- 33% afirmam que não é fácil encontrar estações de carregamento;
- 32% avaliam que os veículos têm alto custo geral;
- para 30%, os modelos atrativos são muito caros;
Fonte: Revista Planeta

