Visando acabar com a poluição plástica de suas embalagens, a
Ambev se compromete a chegar em 2025 com uma produção sustentável. Para isso, a empresa firmou parceria com a Ancat ( Associação Nacional de Catadores e Catadoras de
Materiais Recicláveis), ValGroup (produtora e recicladora de embalagens
plásticas) e com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
A ação teve início neste Carnaval 2020, onde além de ser uma
das patrocinadoras oficiais da folia, a Ambev vai colocar o bloco na rua para
recolher o lixo e dar o destino certo da reciclagem. A festa em São Paulo, Rio
de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife será reforçada com cerca de 2,8
mil catadores que estima-se coletar o lixo gerado por 26 milhões de foliões.
Esses trabalhadores irão contar com equipamentos apropriados
e uma estrutura de pontos de apoio com água e banheiros. Também receberão uma
renda extra pela quantidade e tipo de materiais recolhidos. Vidro,
plástico, papelão, latas, mesmo que sejam de marcas concorrentes serão aproveitados, afinal essa é
uma ação para ser abraçada por todos. “Junto com a ANCAT, estamos pensando em
uma estrutura para facilitar o trabalho do catador e garantir que o lixo seja
recolhido. Por isso, além da remuneração fixa, vamos garantir a compra de todos
os materiais a um preço superior ao padrão de venda, já que estaremos mais
próximos dos catadores, reduzindo o número de intermediários”, explica Rodrigo
Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria
Ambev.
Os resíduos serão encaminhados para uma das 45 centrais de coleta
espalhadas pelas cinco capitais foco da ação. Além de colaborar por um Carnaval
mais limpo, a iniciativa reforça a importância do trabalho dos catadores para o
ciclo da sustentabilidade e desenvolvimento social.
Como legado, essas cidades vão receber lixeiras produzidas
com o próprio material que será reciclado. A entrega do presente está marcada
para acontecer em 1° de junho, data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente.
Já para o próximo ano, a Ambev pretende convidar outras
empresas para integrar o bloco da reciclagem, fazendo do Carnaval uma festa
ainda mais colaborativa.
Atualmente, apenas a produção de refrigerantes da empresa é
envasada em embalagens plásticas, representando cerca de 18% da produção. Em
breve, esse percentual vai diminuir ainda mais, medidas estão sendo adotadas
para eliminar e substituir o plástico desnecessário. Nas prateleiras dos
supermercados, restaurantes, bares, lanchonetes e comércio em geral, o
consumidor vai encontrar litros retornáveis ou feitos com material 100% reciclado,
graças ao investimento em novas tecnologias.
Fonte: Catraca Livre.

