Cinco dicas para deixar sua casa mais sustentável (e economizar)


Na sua residência, o que você faz pela saúde do planeta? Se você pensa que ter um lar mais ecológico é uma tarefa complicada e que requer muito investimento, é hora de rever seus conceitos.
A partir da nossa própria iniciativa pessoal e com pequenas mudanças no nosso cotidiano, conseguimos ter um lar mais sustentável, otimizando recursos naturais. Abaixo, listamos 05 dicas verdes para você deixar sua casa mais ecológica e economizar. Confira:

1) Opte pelas lâmpadas de baixo consumo
As lâmpadas de LED custam um pouco mais, mas gastam até 80% menos energia, o que a longo prazo representa uma economia relevante para seu bolso.
2) Otimize o uso da lava-louças e da máquina de lavar
Ao invés de lavar apenas uma peça de roupa na máquina, acumule diversas peças, para lavar de uma única vez, economizando água e energia. O mesmo é válido para lava-louças, que ao ser utilizada cheia, em apenas um mês pode te ajudar a economizar até 400 litros de água.  A mesma dica também é válida na hora de passar a roupa. Acumule diversas peças para passar de uma única vez.


3) Nunca deixe os aparelhos elétricos sem uso ligados na tomada
O modo stand by é um grande vilão de gasto de energia que passa despercebido. Muitas vezes, deixamos o roteador de Wi-Fi, a TV, filtro, micro-ondas e outros aparelhos eletrônicos ligados na tomada. Além de consumir energia, o modo stand by encurta a vida útil dos eletroeletrônicos. Então já sabe, quando for dormir, trabalhar ou até mesmo viajar desligue o que for possível da tomada. Algumas geladeiras contam com o modo férias para consumir menos energia. 

4) Tenha sempre plantas em casa
As plantas além de adornarem a casa, são filtros energéticos segundo o Feng Shui e também melhoram a qualidade do ar. Escolha uma adequada ao seu lar e tenha sempre em casa.


5) Transforme o óleo usado de cozinha em sabão
Para evitar a contaminação da água de mananciais e entupir a pia, você não pode descartar na pia o óleo de cozinha usado. O ideal é armazená-lo num recipiente e levá-lo até um local que receba este tipo de material ou reutilizá-lo para fazer sabão caseiro.


Fonte: Catraca Livre