A água potável é um recurso finito e está cada vez mais ameaçado pelas mudanças climáticas, poluição e uso excessivo. Mesmo em casa, podemos fazer escolhas mais conscientes para evitar o desperdício e proteger esse bem tão precioso.
Tomar banhos mais curtos, fechar a torneira ao escovar os dentes e consertar vazamentos são atitudes básicas, mas extremamente eficazes. Um banho de 15 minutos com o chuveiro ligado pode gastar mais de 130 litros de água.
Na cozinha, reutilize a água do cozimento de alimentos para regar plantas (desde que sem sal) e lave a louça com a torneira fechada durante a ensaboação. Também vale juntar roupas para usar a máquina de lavar com a carga cheia, otimizando o uso da água.
Para quem tem jardim, o ideal é regar no início da manhã ou no fim da tarde, quando a evaporação é menor. E se possível, instalar um sistema de captação de água da chuva para usos não potáveis é uma ótima solução sustentável.
Além disso, escolha produtos de limpeza biodegradáveis, que poluem menos os rios e aquíferos. Tudo o que vai para o ralo, cedo ou tarde, encontra o caminho de volta para o meio ambiente.
Cuidar da água é cuidar do nosso futuro. E pequenas atitudes conscientes no dia a dia fazem toda a diferença.
0 Comentários