A World Mail & Express Americas, a principal feira de logística do continente, mais uma vez reuniu os principais protagonistas do setor para explorar os desafios e as oportunidades que moldam o futuro da indústria. Com uma lista estrelar de palestrantes, incluindo os líderes Robert H. Raines, da United States Postal Service (USPS), Misko Kancko, do Canada Post, Dennis Kollmann, da Hermes, e Dmitry Antonov, da DHL, o evento foi um verdadeiro caldeirão de insights e inovações.
Neste ano, estive presente no
evento para representar a Clique Retire, ao lado dos líderes brasileiros
Fabiano Santos, presidente dos Correios, e Thibaud Lecuyer, presidente da
Loggi. Os Correios e a Loggi, como operadores logísticos, trouxeram a visão do
Brasil com os nossos desafios, enquanto a Clique Retire centrou-se na inovação
como forma de ultrapassar os obstáculos do setor.
Ao longo de três dias intensos de palestras, painéis e networking, mergulhamos em discussões sobre os principais temas que moldam a logística atual em todos os principais mercados. Como resultado, três pontos foram cruciais e chamaram a atenção em todas as conversas e palestras:
3- A sustentabilidade ambiental ocupou um lugar de destaque nas discussões, com a Europa liderando o caminho ao exigir reduções significativas nas emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa Science Based Targets, adotada pelas principais empresas do continente, prevê uma expressiva redução de 40% na emissão de gases de efeito estufa, além de neutralidade de carbono para a expansão operacional de 2022 até 2030. Metas ousadas que só podem ser atingidas através de reinvenção da forma de operar.
Com desafios tão elevados, os
armários inteligentes (ou smart lockers) surgiram como uma solução promissora,
proporcionando não apenas eficiência operacional, como também uma experiência
conveniente e flexível para os consumidores, ao mesmo tempo em que contribuem
significativamente para a sustentabilidade do planeta. Todos os líderes da
indústria já adotaram soluções de armários inteligentes e muitos deles
compartilharam os resultados promissores de seus projetos.
Em termos de custos operacionais, a consolidação de pacotes proporcionada pelos lockers tem permitido uma redução significativa dos custos de última milha. Com o aumento do drop size (o número de pacotes entregues em cada parada), o custo por pacote cai drasticamente, enquanto a eficiência das rotas aumenta. O número de pacotes em uma rota de entrega a domicílio, que é de 60-80 pacotes/dia, chegou a atingir 600 pacotes em regiões com alta densidade de smart lockers.
Em termos de experiência dos
usuários, a possibilidade de autoatendimento dos lockers, em horários flexíveis
e com a conveniência de localizações estratégicas, tem elevado os índices de
satisfação dos consumidores às alturas em todos os mercados. Os mercados mais
maduros já usam lockers para 43% de todas as suas operações logísticas.
Por fim, vimos com muita
satisfação medições muito rigorosas de emissões de efeito estufa na última
milha. A utilização de lockers reduz de 65 a 94% das emissões de carbono, e
associada a uma frota elétrica, a emissão de GEE na última milha é reduzida em
até 99% por pacote. Iniciativas de lockers se multiplicaram e cresceram
fortemente nos últimos anos em diversos mercados mais maduros.
Já existem cases de sucesso impressionantes
na Europa e Ásia, e ficamos muito empolgados que o continente americano está
trilhando caminhos similares. O futuro da indústria está sendo moldado agora, e
os armários inteligentes estão na vanguarda dessa revolução.
Fonte: Giro News.

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