Já conhecida como a embalagem
tradicional das cervejas, refrigerantes e energéticos, a lata de alumínio vem
ganhando espaço entre outras bebidas no Brasil, como vinho, café, drinks
prontos e até mesmo água mineral. A Ball Corporation, empresa mundial em
embalagens sustentáveis de alumínio, é responsável pela introdução de novas
categorias no mercado e atua no desenvolvimento da categoria desde 2020, quando
a primeira marca em lata chegou no Brasil e registrou o dobro de vendas até
setembro deste ano em comparação ao ano passado. A expectativa da empresa é
chegar à marca de dezenas de milhares de latas somente para esta categoria em
2023.
Esse crescimento surge alinhado às tendências sustentáveis, com 60% dos consumidores da Geração Z tendo preocupações acerca deste tema ao escolherem marcas e produtos, segundo o Edelman Trust Barometer 2022, em seu relatório especial “A nova dinâmica da influência”. Além disso, o aumento no consumo das bebidas em lata, apontado como 5,2% em 2021 pela Abralatas, é justificado pelas vantagens da embalagem: quando descartada corretamente, volta às prateleiras como uma nova lata em até 60 dias, sendo 100% e infinitamente reciclável, com taxa de reciclagem de aproximadamente 99% no Brasil, o que exemplifica um modelo perfeito de economia circular, além de um consumo de até seis vezes menos água durante a fabricação em comparação com outras embalagens.
“Observamos um novo perfil de
consumidor nas novas gerações: muito mais atento a hábitos saudáveis para os
produtos que consome. Por isso, achamos incrível quando produtos como a água em
lata, conectados diretamente com mensagens sustentáveis, ganham atenção.
Pensando que a água é o melhor que a natureza pode nos oferecer, imprescindível
para nossa sobrevivência, a água em lata é o melhor que podemos oferecer para a
natureza”, explica Hugo Magalhães, Diretor de Marketing e Novos Negócios da
Ball para América do Sul.
Para o mercado de água,
especificamente, a lata é a única opção que apresenta uma solução completa,
inclusive com vantagens para os amantes do produto com gás. Com a vedação
hermética da embalagem, que protege melhor o gás da bebida, a água com gás
oferece ao consumidor por muito mais tempo a experiência da bebida que acabou
de ser envasada. Isso faz com que a lata possibilite maior vida útil para a
bebida nas prateleiras e alcance territórios mais distantes.
Fonte: Super Varejo.
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