É um fato que simplesmente não pode ser ignorado por quem empreende: o consumidor está de olho na sustentabilidade e escolhe um produto com isso em mente. E qual seria a real importância da sustentabilidade na hora em que o consumidor escolhe um produto?
Pesquisa de agosto de 2022 feita
pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises no Rio dá pistas: 79% dos
entrevistados dizem que seus hábitos levam em consideração o meio ambiente.
Além disso, 55,8% dizem preferir comprar de empresas que adotem práticas
socioambientais.
“Essa é uma tendência que vem ganhando corpo há anos, e que só se intensificou diante da pandemia, um evento que afetou tantos aspectos da vida da população. Mais e mais, veremos os consumidores escolhendo companhias que valorizam esses princípios. E eles não param preocupação ambiental; contemplam também aspectos sociais e éticos”, diz Satye Inatomi, sócia da Jahe Marketing.
Outro levantamento, este feito
pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), indicam que 87% da
população brasileira dá preferência a produtos e serviços sustentáveis. E 70%
dos entrevistados não se importam de pagar um pouco a mais por isso.
“A atenção ao meio ambiente
tornou-se um assunto incontornável. Ele está presente independentemente do ramo
em que se trabalha, e também faz parte de nossas vidas pessoais. É necessário
consumir e produzir reduzindo os impactos ambientais – e, sempre que possível,
elevando os impactos positivos na sociedade”, analisa Thaís Faccin, também
sócia da Jahe Marketing.
Porém, não basta colocar essas
ações em prática. É preciso comunicá-las corretamente não apenas ao mercado,
mas também ao público da marca. “A maneira de maximizar esse impacto já tem
nome: é o marketing verde. E, embora a estratégia esteja baseada nos pilares
básicos do marketing convencional, ela possui algumas peculiaridades”, afirma
Inatomi.
Quatro dicas para turbinar o
marketing verde dos negócios
• Diminua o uso de papel. “Pode
parecer óbvio, mas talvez sua empresa não tenha criado uma estratégia
consciente para diminuir o uso de papel”, diz Inatomi. O processo de
digitalização de documentos e o emprego de sistema de nuvem para armazenar
arquivos são atitudes que reduzem o desperdício de recursos. E tudo que vem com
ele, como pacotes de plásticos, clipes e grampos, pastas, canetas, entre
outros.
• Revise o consumo e desperdício de água na
linha de produção, e invista na criação de produtos cuja durabilidade é maior.
“Pode parecer contraproducente para os negócios, já que itens que duram mais
não precisam ser trocados por novos com frequência. Mas certamente precisam de
acessórios e manutenção, o que gera novas oportunidades, além de reduzir o descarte
de materiais”, afirma Faccin
• Incentive práticas saudáveis dentro da
companhia, criando espaços para estacionar bicicletas, por exemplo, ou
valorizando espaços de convivência ao ar livre.
• Aplique mudanças sejam reais. “Quando uma
marca adota um discurso sustentável, mas não o pratica, ela é acusada de
praticar greenwashing que, em tradução livre, significa que a empresa está ‘se
pintando de verde’. O termo também é adotado quando, apesar de tomar algumas
atitudes ecologicamente corretas, o impacto ambiental causado ainda é maior do
que as medidas de atenuação”, explica Inatomi.
Fonte: Terra.

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