Reciclar bitucas de cigarro pode ser uma boa opção para economizar energia e ainda resolver um problema global de lixo. Pesquisadores e indústrias trabalham em opções que podem ser vantajosas pra ambos os lados, uma delas é transformar as bitucas em tijolos.
Mais de 6 trilhões de cigarros são produzidos a cada ano em todo o mundo, resultando em 1,2 milhão de toneladas de lixo tóxico despejado no meio ambiente. Pesquisadores da Universidade RMIT mostraram anteriormente que os tijolos de argila cozida com 1% de conteúdo de bituca de cigarro reciclada são tão fortes quanto os tijolos normais e usam menos energia para serem produzidos.
A análise mostrou que se apenas 2,5% da produção anual global de tijolos incorporasse 1% de bitucas de cigarro, isso compensaria a produção total de cigarros a cada ano. A equipe de pesquisa desenvolveu agora um plano detalhado para reunir as indústrias de fabricação de tijolos e gestão de resíduos, para implementar a reciclagem de bitucas de cigarro por meio da fabricação de tijolos em grande escala.
O principal pesquisador, professor Abbas Mohajerani, explica que as bitucas de cigarro estão saturadas com produtos químicos tóxicos, incluindo mais de 60 conhecidos por causar câncer. “A queima de bitucas em tijolos é uma maneira confiável e prática de lidar com este terrível problema ambiental, ao mesmo tempo em que reduz os custos de produção de tijolos”, disse Mohajerani. “Precisamos fazer muito mais para impedir que as bitucas de cigarro poluam nossas ruas, rios e oceanos, e evitar que soltem suas toxinas prejudiciais para o meio ambiente. Nosso objetivo final é um mundo livre desse tipo de poluição: nosso plano de implementação da indústria descreve as etapas práticas necessárias para tornar essa visão realidade."
Fonte: eCycle.


0 Comentários