O projeto Turtle Bay consiste em uma pequena vila sustentável e ecológica em Hua-Hin, no litoral da Tailândia, e sua inspiração na natureza é tão profunda que cada uma das cinco cabanas foi projetada em formato de tartaruga – o desenho do telhado das casas se assemelha ao casco do animal, e traz benefícios estéticos mas também ambientais e de temperatura. Desenvolvido pelo arquiteto Sarawoot Jansaeng-Aram, da Dersyn Studio Co., a vila foi projetada para se tornar um novo ponto turístico em Khao Tao – e também um exemplo de construção ambientalmente correta em diversos sentidos.
Além das cinco casas-tartaruga, o terreno de 2.700 metros quadrados onde a Turtle Bay foi construída também oferece um café ecológico, um restaurante orgânico, um espaço para oficinas, uma loja para os artesãos locais e uma hospedagem em estilo alojamento dentro uma casa de família. Tudo foi projetado para não produzir lixo e ser alimentado principalmente por energia solar, com um sistema de tratamento de águas de esgoto especialmente projetado para preservar a qualidade das águas e da natureza ao redor.
Os telhados do “casco” utilizam telha “shingle”, dando textura de cascalho, misturados a lascas de pedra que dão o aspecto da cobertura. As paredes e a cobertura utilizam bambus, e os prédios da Turtle Bay utilizam um material de construção intitulado poon-tum, utilizado em templos antigos, que, além de sustentável, mantem os prédios resfriados, apesar do intenso calor tailandês. Outras técnicas, como ventilação natural cruzada, tetos elevados com grandes beirais reduzem a incidência solar e amenizam o calor dentro do casco da tartaruga.
Fonte: Hypeness.

0 Comentários