No dia 1 de dezembro, um voo da United de Chicago para Washington, D.C. com passageiros a bordo teve, pela primeira vez, seu motor abastecido com combustível de aviação 100% sustentável, no lugar de combustíveis fósseis. Não é a primeira vez que a companhia aérea usa combustíveis mais ecológicos – todos os dias, alguns voos do Aeroporto Internacional de Los Angeles já usam combustível de aviação sustentável misturado com o combustível de aviação padrão. Mas os regulamentos atuais limitam a mistura potencial a não mais do que 50%. Agora, a companhia aérea quer mostrar que é possível contar integralmente com combustível de emissões mais baixas.
“Este é realmente
um marco importante, que demonstra que no futuro devemos voar de forma
sustentável”, disse Lauren Riley, diretora-gerente de assuntos ambientais
globais e sustentabilidade da United Airlines. “Hoje, pelo menos na United
Airlines, 98% das emissões de gases de efeito estufa em todas as nossas
operações são provenientes do consumo de combustível de aviação enquanto voamos
em nossos aviões. E a transição para o uso de combustíveis alternativos, como o
combustível de aviação sustentável, é muito, muito importante, porque ela reduz
as emissões de dióxido de carbono dos voos.”
O combustível
alternativo usado no voo do dia 1 de dezembro é de uma empresa chamada World
Energy. Ele é feito de gorduras, óleos de cozinha e graxa, e seu uso resulta em
80% menos emissões do que o combustível de aviação normal. É misturado com
compostos sintetizados chamados aromáticos – normalmente feitos de combustíveis
fósseis, mas neste caso derivados de açúcares vegetais. Quando os primeiros
combustíveis de aviação sustentáveis foram produzidos, eles precisaram ser
misturados com combustíveis à base de petróleo para ter a composição química
certa para atender aos padrões da indústria. Mas isso não é mais o caso, por
causa dos novos aromáticos à base de plantas.
“Os produtores
fizeram muito progresso na qualidade e no alinhamento técnico entre os combustíveis
alternativos e os convencionais, de modo que não precisamos mais dessa
exigência de mistura para que o combustível voe”, diz Riley. “O desempenho é
exatamente o mesmo entre os dois tipos de combustível de aviação.”
Em um voo de teste
sem passageiros em outubro, a United demonstrou que o combustível funcionou
exatamente como o combustível normal. A ASTM, a organização que define padrões
para vários setores, atualmente exige que as companhias aéreas que usam
combustível de aviação sustentável usem a mistura de 50%; a Federal Aviation
Administration exige que as companhias aéreas atendam ao padrão de combustível
ASTM. (Uma permissão especial foi dada para os voos de demonstração e ela
exigia que um motor fosse abastecido com combustível normal para aviação, mesmo
que ele não fosse usado.) A United argumenta que é hora de o padrão ser
atualizado, para que as companhias aéreas passem a ter a opção de voar
exclusivamente com combustível alternativo.
Fonte: Yahoo Finanças.
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