O primeiro voo de passageiros movido a combustível 100% sustentável já decolou.

No dia 1 de dezembro, um voo da United de Chicago para Washington, D.C. com passageiros a bordo teve, pela primeira vez, seu motor abastecido com combustível de aviação 100% sustentável, no lugar de combustíveis fósseis. Não é a primeira vez que a companhia aérea usa combustíveis mais ecológicos – todos os dias, alguns voos do Aeroporto Internacional de Los Angeles já usam combustível de aviação sustentável misturado com o combustível de aviação padrão. Mas os regulamentos atuais limitam a mistura potencial a não mais do que 50%. Agora, a companhia aérea quer mostrar que é possível contar integralmente com combustível de emissões mais baixas.



“Este é realmente um marco importante, que demonstra que no futuro devemos voar de forma sustentável”, disse Lauren Riley, diretora-gerente de assuntos ambientais globais e sustentabilidade da United Airlines. “Hoje, pelo menos na United Airlines, 98% das emissões de gases de efeito estufa em todas as nossas operações são provenientes do consumo de combustível de aviação enquanto voamos em nossos aviões. E a transição para o uso de combustíveis alternativos, como o combustível de aviação sustentável, é muito, muito importante, porque ela reduz as emissões de dióxido de carbono dos voos.”

O combustível alternativo usado no voo do dia 1 de dezembro é de uma empresa chamada World Energy. Ele é feito de gorduras, óleos de cozinha e graxa, e seu uso resulta em 80% menos emissões do que o combustível de aviação normal. É misturado com compostos sintetizados chamados aromáticos – normalmente feitos de combustíveis fósseis, mas neste caso derivados de açúcares vegetais. Quando os primeiros combustíveis de aviação sustentáveis ​​foram produzidos, eles precisaram ser misturados com combustíveis à base de petróleo para ter a composição química certa para atender aos padrões da indústria. Mas isso não é mais o caso, por causa dos novos aromáticos à base de plantas.

“Os produtores fizeram muito progresso na qualidade e no alinhamento técnico entre os combustíveis alternativos e os convencionais, de modo que não precisamos mais dessa exigência de mistura para que o combustível voe”, diz Riley. “O desempenho é exatamente o mesmo entre os dois tipos de combustível de aviação.”

Em um voo de teste sem passageiros em outubro, a United demonstrou que o combustível funcionou exatamente como o combustível normal. A ASTM, a organização que define padrões para vários setores, atualmente exige que as companhias aéreas que usam combustível de aviação sustentável usem a mistura de 50%; a Federal Aviation Administration exige que as companhias aéreas atendam ao padrão de combustível ASTM. (Uma permissão especial foi dada para os voos de demonstração e ela exigia que um motor fosse abastecido com combustível normal para aviação, mesmo que ele não fosse usado.) A United argumenta que é hora de o padrão ser atualizado, para que as companhias aéreas passem a ter a opção de voar exclusivamente com combustível alternativo.


Fonte: Yahoo Finanças.

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