Fazer uma crítica à indústria da
moda não requer muito, além de habilidades com o Photoshop. É a partir desta
premissa que surge no mercado a Tribute Brand. A marca, que se autodenomina
como “moda sem contato”, foi criada para dar uma “cutucada” nos influencers do
Instagram, que são capazes de desembolsar valores exorbitantes em peças da
moda.
O grande “truque” da Tribute
Brand é que suas peças não existem! Os interessados em adquirir uma roupa da
marca enviam uma foto sua para a empresa, que lhes devolverá com uma peça
digitalmente colocada em seu corpo. Além da "montagem", os usuários
também recebem um certificado digital de autenticidade, como prova da aquisição
do produto digital.
Fundada pelos designers Gala
Marija Vrbanic e Filip Vajda, a marca da Croácia está apostando nos novos
valores estéticos e abandonando conceitos vistos como ultrapassados, tais como
gênero, frete e tamanho. Outras inspirações da dupla também incluem os jogos
The Sims e Grand Theft Auto.
Um dos compradores da marca, Joe
Garcia, contou ao New York Post que já gastou US$ 60 (o equivalente a R$
322,64) para preencher o seu Instagram com peças da Tribute Brand. O motivo da
sua compra? Lady Gaga. Joe resolveu adquirir um top prateado e calças verdes
depois de ver Nicola Formichetti, estilista da cantora vencedora do Oscar,
modelar algumas peças da marca no Instagram.
Segundo os criadores da marca, a
intenção da Tribute Brand é mudar o comportamento de usuários e tornar o
sistema de moda mais justo e acessível. "Queremos atuar de forma
sustentável, assim, diminuiremos a demanda, a produção e uso de roupas físicas.
Aspiramos à mudança de comportamentos", afirmaram os designers.
E engana-se quem pensa que a Tribute Brand é
apenas uma "pegadinha" da internet levemente inspirada na história
infantil "A Roupa Nova do Imperador". A maior aprovação da marca já
veio por meio da "bíblia" da moda, a revista Vogue. Segundo a
publicação, a dupla viu a oportunidade ideal
ao fazer as pessoas usarem coisas que nunca existiriam na Terra, sendo a
isca perfeita para o Instagram.
Segundo um relatório da
plataforma global de moda Business of Fashion, a produção e consumo acelerado
da moda poderá ser responsável por um quarto do orçamento climático da Terra
até 2050. Somadas à paralisação de desfiles por conta do coronavírus, a moda
digital parece ter encontrado o seu espaço.
Fonte: Olhar Digital.

