Flores podem substituir agrotóxicos como alternativa sustentável.


Sob a condição de lucro a qualquer custo, a utilização de produtos agrotóxicos não somente gera inúmeros problemas ambientais, como oferece riscos já comprovados para a saúde humana. Felizmente, está não é a única alternativa de se garantir uma boa colheita. Com as pessoas cada vez mais valorizando os alimentos orgânicos, uma técnica antiga de controle biológico usando flores para atrair insetos que se alimentam de pragas, substituem o uso de pesticidas.


Conhecido com método biológico, a prática é ancestral e controla as pragas utilizando seus próprios predadores naturais como ferramenta de proteção às culturas, sem o uso de venenos. 

Mais simples do que parece, basta plantar flores silvestres no entorno das plantações, atraindo tais predadores naturais das pragas para a área de cultivo. Com a ajuda de insetos como vespas e joaninhas, as plantações ficam livres de pulgões e florescem naturalmente, como sempre foi.


Com a população cada vez mais atenta à saúde e também a questões ambientais, muitos agricultores estão voltando a fazer uso desta técnica. Contudo, o método não elimina completamente a presença de algumas pragas, apenas auxilia para a sua diminuição. Além dos corredores de flores, existem outras técnicas e recursos que podem ser usados para o controle de pragas sem o uso de veneno, como a calda bordalesa, métodos agroecológicos, agroflorestais e “inseticidas” naturais. O importante é que as pessoas compreendam que, é perfeitamente possível garantir uma boa colheita fazendo uso de métodos naturais e sustentáveis.


Fonte: Hypeness.