Para avançar em seus objetivos e iniciativas de sustentabilidade, a The Coca-Cola América Latina une-se à diferentes comunidades, organizações, governos e empresas na região para a implementação e fortalecimento de iniciativas que permitem responder às necessidades locais e desafios das comunidades onde a companhia opera.
Como um sistema global de rede,
mas que visa gerar efeito local, a companhia identificou a necessidade de criar
uma plataforma integrada de gestão, comunicação e colaboração, a fim de
impulsionar e reforçar o impacto dos atuais e futuros dos projetos em que atua
na América Latina. É desta forma que nasce a plataforma de ação coletiva –
Aliados –, conceito que identificará a forma da empresa de implementar projetos
de sustentabilidade nesta região, bem como visa refletir o espírito
colaborativo e o papel decisivo dos sócios e colaboradores em cada uma
iniciativa em que a companhia está envolvida, seja em programas de impacto
socioeconômico, gestão de resíduos ou de água.
A plataforma Aliados já tem presença em toda a região e representa a forma como o Sistema Coca-Cola trabalha para fomentar os projetos de ESG. Neste âmbito, Aliados destacará o trabalho em conjunto com parceiros para alcançar as suas metas de sustentabilidade na região, contribuindo para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Dividido em três pilares – Água, Empoderamento Econômico e Reciclagem-, Aliados fornecerá uma estrutura complexa e guiará os esforços de sustentabilidade do Sistema Coca-Cola e de múltiplos parceiros, a fim de catalisar o impacto em toda a região. Dentre os parceiros aliados que compõem esse conceito, estão autoridades da sociedade civil, que representam um apoio fundamental para a companhia e já atuam como pontos de contato relevantes para assuntos de ESG da companhia, visto que cooperam com a evolução dos projetos ao dar visibilidade as necessidades reais e potenciais das comunidades, além de compartilharem conhecimento, recursos humanos e materiais essenciais para garantir o impacto e a perenidade dos projetos implementados, com foco em iniciativas, como:
• Projetos de água: para fornecer
acesso à água em escolas do México foram aprimorados os serviços de água,
saneamento e higiene (WASH), onde foram atendidas mais de 215.000 pessoas
apoiadas pela Fundação Coca-Cola e pela Coca-Cola México. Por outro lado, existem
programas de recarga de água no Brasil, na Guatemala, Costa Rica, Panamá,
Colômbia, Equador, República Dominicana, que incluem atividades como a
conservação, o reflorestamento e a agricultura sustentável; tendo este último
impactado 11 milhões de pessoas indiretamente.
• Projetos de reciclagem que
buscam incentivar a transformação de pequenas lojas do varejo e que contam com
pontos sustentáveis para coleta de embalagens PET e PEAD. Alguns desses
programas já apoiaram 5.000 recicladores com a entrega de motocicletas para
fortalecer a logística de reciclagem e melhorar a qualidade de vida desses
atores, além de coletar anualmente cerca de 100.000 toneladas de garrafas
plásticas para transformá-las em 50.000 toneladas de resina reciclada, que são
convertidas novas embalagens.
• Projetos de empoderamento
econômico dos quais, somente no Brasil, entre 2020 e 2021, participaram mais de
43 mil jovens em um programa de capacitação profissional online, além de
parcerias com organizações que acompanham e impulsionam mulheres empreendedoras
em toda a região ao oferecer programas focados em: inclusão digital,
estratégias de vendas e outras habilidades necessárias para a gestão e a
administração de negócios. No Peru, algumas parcerias fornecem assessoria,
treinamento e suporte às lojas. Em 2022, 3.662 lojas foram beneficiadas por
meio de ferramentas digitais, mentorias e workshops focados em digitalização,
vendas, atendimento ao cliente, finanças e gestão de estoque.
“Aliados é a bússola que orienta
nossos esforços para o crescimento sustentável em nossa região e é uma
plataforma compartilhada que colocamos a serviço de todos os latino-americanos.
Nosso desejo é que, juntos, multipliquemos o amor que sentimos pela América
Latina e possamos construir o futuro que sonhamos e merecemos, contribuindo
também para o alcance de objetivos globais que buscam melhorar a qualidade de
vida de todos e a preservação do nosso planeta”, comentou Sergio Londoño,
vice-presidente de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola
América Latina.
A companhia também se compromete
com metas ambiciosas para os três principais pilares da região, nos quais têm
alcançado progressos incríveis graças aos seus Aliados. Dentre eles, estão:
Reciclagem:
• A América Latina é o principal
mercado mundial do Sistema Coca-Cola no uso de embalagens retornáveis.
• Sabendo que os resíduos são um
problema global, a companhia tem como responsabilidade contribuir para criar
soluções e impulsionar a economia circular que inclua a revalorização desses
materiais e o apoio aos recicladores de base, sendo os objetivos da companhia:
coletar e reciclar uma garrafa ou lata para cada uma vendida e tornar as
embalagens 100% recicláveis até 2030.
Água:
• Sendo a água um recurso vital
para o desenvolvimento de qualquer comunidade em todo o mundo e o primeiro
ingrediente da maioria das bebidas da companhia, é uma responsabilidade de
todos respeitar e proteger os recursos hídricos, bem como promover o uso
responsável e seu acesso. Desde 2015, 100% da água utilizada na produção das
bebidas da Coca-Cola é reposta.
• Como um recurso importante para
a companhia, mas também para as comunidades onde opera, a expectativa é de que
2 milhões de pessoas se beneficiem do acesso à água potável até 2030 por meio
dos compromissos da empresa neste âmbito.
Empoderamento Econômico:
• A Coca-Cola América Latina
investe para ajudar a melhorar a vida das pessoas, incluindo àquelas ao longo
de nossa cadeia de valor e as comunidades de toda a região. Para isso, a
companhia continuará com seu legado de décadas de apoio à população local e
criação de oportunidades socioeconômicas por meio de seu negócio e além.
• O objetivo é impulsionar o
empoderamento econômico de 2MM* empreendedores até 2030, contribuindo para a
geração de negócios prósperos e resilientes, aumentando, assim, a qualidade de
vida e o desenvolvimento socioeconômico da região. A diversidade e a inclusão
serão uma prioridade dentro dos programas, focando particularmente em gênero e
raça.
• A intenção continuará
promovendo o empoderamento econômico das mulheres e das minorias raciais e,
desta forma, avançar na igualdade. Em toda a região, há parcerias com
diferentes organizações, governos e outros aliados para participar de projetos
de empoderamento econômico em mais de 15 países.
Fonte: Cidade Marketing.

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