A tecnologia se tornou um elemento essencial para a odontologia e, com isso, as consultas estão cada vez mais dinâmicas e menos traumáticas para os pacientes. Afinal, ir ao dentista não precisa ser uma experiência desagradável.
Um bom exemplo disso são os aparelhos Invisalign, que possibilitam o planejamento digital do tratamento ortodôntico.
Mais confortáveis, os alinhadores invisíveis proporcionam a melhora do sorriso do paciente, com os benefícios da tecnologia 3D, sem que ninguém perceba que ele está fazendo um tratamento ortodôntico.
Apesar dos benefícios proporcionados pelos alinhadores transparentes Invisalign, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre as consequências geradas para o meio ambiente com esse tipo de tratamento, já que a matéria-prima é um tipo de plástico.
Os aparelhos transparentes Invisalign são aprovados pelo FDA (Food and Drug Administration) e não contêm BPA.
Sabe o que isso significa? Em primeiro lugar, o FDA nada mais é do que uma agência reguladora ligada ao departamento de saúde do governo norte-americano (semelhante à Anvisa aqui no Brasil).
Além disso, os alinhadores também são BPA Free, ou seja, são plásticos livres de Bisfenol A, uma substância que quando exposta a altas temperaturas libera uma toxina que pode desencadear algumas doenças no ser humano.
Os aparelhos Invisalign são fabricados pela empresa Align Tecnology que, em parceria com a TerraCycle, tem um programa gratuito de reciclagem dos alinhadores e das suas embalagens individuais de plástico.
Assim, o material descartado é transformado em matéria-prima para criar novos produtos, como baldes, vasos de planta, bancos, lixeiras, cones de trânsito, entre outros objetos.
Com isso, além de melhorar os sorrisos, o tratamento com Invisalign possibilita a redução do impacto ao meio ambiente e incentiva profissionais, pacientes e parceiros a reutilizar e reciclar.
Fonte: Gazeta do Povo.

0 Comentários