Sustentabilidade: avaliação do consumidor influencia ações de pequenos negócios.

Pequenas e médias empresas brasileiras estão incluindo cada vez mais o tema sustentabilidade em suas práticas e já medem o esforço que empregam em medidas sustentáveis através da perspectiva do cliente.

Essa constatação faz parte de uma pesquisa exclusiva do Capterra, plataforma de avaliação e seleção de softwares, que aponta que 71% dos pequenas e médios negócios do país avaliam o sucesso de suas ações sustentáveis através da satisfação do consumidor.


Depois dos clientes, essas empresas também consideram a satisfação dos funcionários (54%) e a imagem da marca (49%) como indicativos de sucesso das ações sustentáveis.

O tema sustentabilidade está cada vez mais presente no ambiente corporativo. Dois motivos explicam esse cenário: a crescente demanda dos consumidores por produtos sustentáveis e a popularização das práticas ESG (sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance", que em português significa "Ambiental, Social e Governança" e se refere a práticas de sustentabilidade corporativa).

O estudo mostra que essas empresas destinam de 6% a 10% de incentivos para a causa. Oito em cada 10 empresas tomam essa ação por conta própria, ou seja, não recebem financiamento nem ajuda governamental para colocar em prática as medidas que acham necessárias.

Por outro lado, quando é necessário aumentar o valor de um produto ou serviço exatamente para agregar essas práticas sustentáveis, a maioria dos consumidores brasileiros aprova: 47% concordam de alguma maneira que o preço é justo e 23% concordam plenamente com esta afirmação.

A foodtech Raízs, que conecta pequenos produtores a consumidores de alimentos orgânicos, é uma dessas empresas que investe em sustentabilidade. As ações fazem parte do modelo de negócios desde seu surgimento em 2014.

A plataforma da Raízs atende em média 30 mil clientes por mês e usa a tecnologia para as entregas e também para minimizar o desperdício de alimentos. Só são retirados da terra os produtos que o cliente irá consumir, reduzindo a possibilidade deles serem descartados sem antes serem consumidos.

Além disso, não utiliza embalagens plásticas individuais. A maior parte dos alimentos chega para o consumidor em uma caixa de papelão. Para os que precisam estar embalados, é usado papel reciclável. A empresa também faz ações de conscientização dos funcionários para evitar o desperdício e priorizar alternativas recicláveis ou reutilizáveis.


Fonte: G1

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