Pequenas e médias empresas brasileiras estão incluindo cada vez mais o tema sustentabilidade em suas práticas e já medem o esforço que empregam em medidas sustentáveis através da perspectiva do cliente.
Essa constatação faz parte de uma
pesquisa exclusiva do Capterra, plataforma de avaliação e seleção de softwares,
que aponta que 71% dos pequenas e médios negócios do país avaliam o sucesso de
suas ações sustentáveis através da satisfação do consumidor.
Depois dos clientes, essas empresas também consideram a satisfação dos funcionários (54%) e a imagem da marca (49%) como indicativos de sucesso das ações sustentáveis.
O tema sustentabilidade está cada
vez mais presente no ambiente corporativo. Dois motivos explicam esse cenário:
a crescente demanda dos consumidores por produtos sustentáveis e a
popularização das práticas ESG (sigla em inglês para “Environmental, Social and
Governance", que em português significa "Ambiental, Social e
Governança" e se refere a práticas de sustentabilidade corporativa).
O estudo mostra que essas empresas destinam de 6% a 10% de incentivos para a causa. Oito em cada 10 empresas tomam essa ação por conta própria, ou seja, não recebem financiamento nem ajuda governamental para colocar em prática as medidas que acham necessárias.
Por outro lado, quando é
necessário aumentar o valor de um produto ou serviço exatamente para agregar
essas práticas sustentáveis, a maioria dos consumidores brasileiros aprova: 47%
concordam de alguma maneira que o preço é justo e 23% concordam plenamente com
esta afirmação.
A foodtech Raízs, que conecta
pequenos produtores a consumidores de alimentos orgânicos, é uma dessas
empresas que investe em sustentabilidade. As ações fazem parte do modelo de
negócios desde seu surgimento em 2014.
A plataforma da Raízs atende em
média 30 mil clientes por mês e usa a tecnologia para as entregas e também para
minimizar o desperdício de alimentos. Só são retirados da terra os produtos que
o cliente irá consumir, reduzindo a possibilidade deles serem descartados sem
antes serem consumidos.
Além disso, não utiliza embalagens
plásticas individuais. A maior parte dos alimentos chega para o consumidor em
uma caixa de papelão. Para os que precisam estar embalados, é usado papel
reciclável. A empresa também faz ações de conscientização dos funcionários para
evitar o desperdício e priorizar alternativas recicláveis ou reutilizáveis.
Fonte: G1

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