As ideias da nova turnê do Coldplay e o futuro sustentável dos shows.

Em novembro de 2019, Chris Martin, vocalista do Coldplay, declarou em uma entrevista à BBC que suspenderia os shows internacionais ao lado da banda para “entender como as turnês poderiam ser não apenas sustentáveis, mas também ativamente benéficas”. Nos meses seguintes, enquanto o show business se movimentava no ambiente online durante a pandemia, o grupo trabalhou para encontrar novos meios de tornar suas apresentações mais sustentáveis.



A preocupação não é recente: o cantor é um dos embaixadores do Global Citizen, movimento que procura combater a pobreza e a miséria pelo planeta, há anos e colabora na usca por soluções para diminuir o impacto ambiental nos últimos anos junto à organização, repensando não apenas as logísticas de seu trabalho, mas também a sua influência como artista para chamar atenção à causa ambiental.

A banda desenvolveu um plano completo de sustentabilidade para a turnê, abrangendo questões desde os detalhes técnicos da realização dos shows até o transporte da equipe, com o intuito de trabalhar para reduzir as emissões de carbono em todas as etapas da apresentação a partir de três grandes objetivos: reduzir, reinventar e restaurar.

Cada proposta apresentada pelo grupo é pensada em torno desses três princípios, propondo alternativas sustentáveis para várias áreas que envolvem as turnês, como as fontes de energia, as viagens, a alimentação, a montagem dos palcos e a participação dos fãs. A principal ideia do grupo é não só adotar medidas benéficas para o meio ambiente, mas também incentivar o público a se envolver nas ações.


A principal meta do plano de sustentabilidade é reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) de todos os shows pela metade em comparação à última turnê da banda, realizada entre 2016 e 2017. Todas as operações dos shows serão readaptadas para minimizar ao máximo as emissões em cada etapa da logística, evitando combustíveis fósseis e usando energia limpa e materiais que sejam sustentáveis sempre que possível, ao mesmo tempo que o grupo continuará a medir o impacto climático de suas operações.

A turnê de 2022 servirá como uma base para o Coldplay avaliar as medidas, visando melhorá-las para os próximos anos e incentivando outros artistas a adotarem o mesmo protocolo em suas apresentações. Tendo em vista que shows de música ao vivo podem ter um impacto significativo no meio ambiente, o plano de sustentabilidade para a banda pode ser um modelo a ser seguido e aperfeiçoado no show business diante do momento de urgência que o planeta vive.


Fonte: Tracklist.

Postar um comentário

0 Comentários