Nova Zelândia é considerado o melhor país para sobreviver a um colapso global.

Se você quiser sobreviver a um eventual colapso global – ou ao Apocalipse, como preferir chamar –, vá preparando as malas. Segundo um novo estudo publicado na revista Sustainability, a Nova Zelândia é o país “mais resistente a ameaças futuras”, seguido por Islândia, Reino Unido, Tasmânia e Irlanda.

Os especialistas chamam essas cinco regiões de “botes salva-vidas”, porque todas elas oferecem recursos favoráveis à sobrevivência em caso de enchentes fatais, secas e perda de alimentos.


Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade de Anglia Ruskin, na Grã-Bretanha, avaliaram diversos critérios que revelam a capacidade de 177 países de resistir a uma série de eventos desastrosos, incluindo calor extremo, inundações e uma pandemia viral ainda pior do que a Covid-19.

Estar cercado por água era uma das características desejáveis para sobreviver a um colapso global, uma vez que o isolamento poderia proteger as fronteiras da migração em massa de outras nações afetadas pelo desastre.

Nova Zelândia, Islândia, Reino Unido, Tasmânia e Irlanda foram considerados os cinco lugares mais bem preparados para manter níveis altos de “complexidade” social, tecnológica e organizacional dentro de suas próprias fronteiras, caso um colapso global ocorresse.

Vale lembrar que todos são ilhas ou países insulares, o que os separa de grandes populações que dominam os grandes continentes vizinhos.

Eles também contam com baixas temperaturas e, portanto, têm maior probabilidade de experimentar condições climáticas relativamente estáveis, apesar dos efeitos das mudanças climáticas.

A equipe concluiu que um colapso social poderia acontecer a qualquer momento, sem nenhum alerta – daqui a décadas ou daqui a um ano.

E a pandemia Covid-19 é um triste exemplo do despreparo dos governos globais para lidar com desastres que têm potencial para se tornarem catastróficos de forma relativamente repentina.

Mas a humanidade ainda pode cultivar esperanças para evitar um potencial colapso do planeta, segundo os pesquisadores, dependendo das respostas futuras dos líderes mundiais.


Fonte: eCycle.

Postar um comentário

0 Comentários