Cinco dicas para um negócio mais sustentável.

O relacionamento das empresas e da sociedade com o meio ambiente têm sido cada vez mais questionadas por quem se dedica a estudar as alternativas para um futuro que preserve o planeta. Por outro lado, a todo momento surgem iniciativas que confirmam ser possível encontrar formas de ter a sustentabilidade no DNA de um negócio, independentemente do tamanho ou da área de atuação – no comércio, na indústria e em serviços -, sejam eles transnacionais ou pequenos empreendimentos.



Melhorar a forma de interagir com o meio ambiente passa, por exemplo, por uma revisão do uso racional de recursos, como água, energia, minérios e insumos animais e vegetais. Essa é uma decisão que não é exclusiva de grandes empreendimentos. Ela passa também por autônomos, pelas pequenas e as médias empresas (PMEs).

O desafio é grande, independentemente do perfil do negócio. Ao mesmo tempo que é preciso encontrar formas de economizar recursos naturais, existe uma demanda crescente por produtos e serviços. Nesse contexto, sairá na frente quem já está em busca de soluções que podem ser desde a troca de lâmpadas incandescentes pelo modelo do tipo LED até o uso de etanol ou energia elétrica para abastecer a frota em substituição aos combustíveis fósseis.

Abaixo, veja algumas formas de o seu empreendimento se tornar mais sustentável:

1. Analise todas as etapas do seu negócio para identificar possíveis desperdícios.

2. Estude formas de oferecer seus produtos em embalagens feitas com menos matéria-prima, que gerem o menor volume possível de resíduos ou até mesmo produzidos a partir de material reciclado.


3. Revise processos para gerar um menor volume de resíduos e não abra mão do destino correto desse material. Os descartes de origem orgânica podem ser destinados à compostagem. Os recicláveis são úteis para cooperativas. Já os perigosos, como baterias e pneus, devem ser encaminhados a empresas especializadas para que se atenda a legislação sobre logística reversa.

4. Avalie a possibilidade de aderir à economia circular. Nela, o resíduo do processo produtivo ganha uma nova atribuição ao se tornar insumo para a o desenvolvimento de outros produtos. Isso poupa o uso de recursos naturais e de matérias-primas, além de diminuir o lixo descartado em aterros.

5. Inclua o reuso de água na atividade da sua empresa. Se possível, invista na captação e no reaproveitamento da água da chuva.


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Postar um comentário

0 Comentários