Dando continuidade ao propósito
de construir uma moda cada vez mais consciente, a Renner lançou na última
quinta-feira (23/07/2020), uma nova edição de Re Jeans, coleção com diversos
atributos sustentáveis, confeccionada dentro do conceito de fechamento de ciclo
da economia circular. Em 2018, a marca foi pioneira no mercado ao apresentar a
primeira coleção do projeto e criar o selo Re - Moda Responsável, que passou a
assinar todas as ações da empresa na área de sustentabilidade.
De lá para cá, a atuação
responsável da Renner evoluiu, assim como o Re Jeans. A nova versão desta linha
de denim foi produzida com um consumo menor de água: a redução média é de 44%
em comparação com uma peça convencional. Uma metodologia de pegada hídrica
inovadora desenvolvida pela Renner vem permitindo mapear o uso de água nas
etapas de confecção e acabamento de cada jeans, com o objetivo de fazer um
trabalho de engajamento junto à cadeia de fornecimento e melhorar os processos
empregados, além de dar visibilidade aos clientes sobre o nível de água
consumido nos diferentes modelos disponíveis para compra.
Outra novidade é que o mix de
matérias-primas usadas na confecção de Re Jeans foi aprimorado: assim como em
2018, os fornecedores aproveitaram sobras de tecido - quase todas da produção
da própria varejista -, que foram desfibradas e transformadas em um novo fio,
evitando a geração de resíduos e originando peças com menor impacto ambiental
(a chamada economia circular). Desta vez, os produtos também levaram algodão
com certificação BCI e GRS em sua composição e não tiveram adição de poliéster,
o que faz com que o Re Jeans possa ser reciclado novamente, perpetuando o ciclo
do desenvolvimento sustentável.
Este lançamento é parte do
empenho da maior varejista de moda do Brasil em ampliar cada vez mais o seu mix
de produtos com atributos de sustentabilidade. Atualmente, 75% de todo o jeans
da Renner já é feito a partir de materiais e/ou processos de menor impacto.
Hoje, todas as coleções incluem roupas do selo
Re, de diferentes tecidos e estilos. Desde 2017, a marca comercializou quase 90
milhões de peças responsáveis, confeccionadas com matérias-primas como o fio
reciclado, o algodão certificado, a viscose certificada, a poliamida
biodegradável e o liocel, além de técnicas como o upcycling.
A evolução contínua está
relacionada ao conjunto de ações para o alcance dos compromissos públicos
assumidos pela empresa para 2021: ter 80% dos produtos menos impactantes, sendo
100% do algodão certificado; suprir 75% do consumo corporativo de energia com
fontes renováveis de baixo impacto; reduzir em 20% as emissões de CO2 em
relação aos níveis de 2017; e ter toda a cadeia nacional e internacional de
fornecedores com certificação socioambiental.
Fonte: SEGS.
