Renner avança em projeto de moda sustentável.


Dando continuidade ao propósito de construir uma moda cada vez mais consciente, a Renner lançou na última quinta-feira (23/07/2020), uma nova edição de Re Jeans, coleção com diversos atributos sustentáveis, confeccionada dentro do conceito de fechamento de ciclo da economia circular. Em 2018, a marca foi pioneira no mercado ao apresentar a primeira coleção do projeto e criar o selo Re - Moda Responsável, que passou a assinar todas as ações da empresa na área de sustentabilidade.


De lá para cá, a atuação responsável da Renner evoluiu, assim como o Re Jeans. A nova versão desta linha de denim foi produzida com um consumo menor de água: a redução média é de 44% em comparação com uma peça convencional. Uma metodologia de pegada hídrica inovadora desenvolvida pela Renner vem permitindo mapear o uso de água nas etapas de confecção e acabamento de cada jeans, com o objetivo de fazer um trabalho de engajamento junto à cadeia de fornecimento e melhorar os processos empregados, além de dar visibilidade aos clientes sobre o nível de água consumido nos diferentes modelos disponíveis para compra.

Outra novidade é que o mix de matérias-primas usadas na confecção de Re Jeans foi aprimorado: assim como em 2018, os fornecedores aproveitaram sobras de tecido - quase todas da produção da própria varejista -, que foram desfibradas e transformadas em um novo fio, evitando a geração de resíduos e originando peças com menor impacto ambiental (a chamada economia circular). Desta vez, os produtos também levaram algodão com certificação BCI e GRS em sua composição e não tiveram adição de poliéster, o que faz com que o Re Jeans possa ser reciclado novamente, perpetuando o ciclo do desenvolvimento sustentável.
Este lançamento é parte do empenho da maior varejista de moda do Brasil em ampliar cada vez mais o seu mix de produtos com atributos de sustentabilidade. Atualmente, 75% de todo o jeans da Renner já é feito a partir de materiais e/ou processos de menor impacto. 


Hoje, todas as coleções incluem roupas do selo Re, de diferentes tecidos e estilos. Desde 2017, a marca comercializou quase 90 milhões de peças responsáveis, confeccionadas com matérias-primas como o fio reciclado, o algodão certificado, a viscose certificada, a poliamida biodegradável e o liocel, além de técnicas como o upcycling.
A evolução contínua está relacionada ao conjunto de ações para o alcance dos compromissos públicos assumidos pela empresa para 2021: ter 80% dos produtos menos impactantes, sendo 100% do algodão certificado; suprir 75% do consumo corporativo de energia com fontes renováveis de baixo impacto; reduzir em 20% as emissões de CO2 em relação aos níveis de 2017; e ter toda a cadeia nacional e internacional de fornecedores com certificação socioambiental.



Fonte: SEGS.