Foi divulgado na semana passada, na edição nº 63 do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a nova Política de Sustentabilidade da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A Portaria nº 105/2025 estabelece diretrizes para integrar a sustentabilidade à atuação estratégica da SES-DF, com foco nos pilares Ambiental, Social e de Governança (ASG).
O objetivo da política é orientar a execução de processos, ações e decisões que gerem impactos positivos tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Entre as práticas incentivadas, destacam-se o uso consciente dos recursos naturais, o consumo responsável e o reaproveitamento de materiais. No aspecto social, busca-se promover uma cultura organizacional inclusiva e diversa, além de um ambiente de trabalho colaborativo. O secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, ressalta a relevância dessa iniciativa. “A política visa institucionalizar o conceito de sustentabilidade, o que nos permitirá aumentar a eficiência no uso dos recursos públicos e aprimorar continuamente nossos serviços”, afirma.
A elaboração da política ficou sob responsabilidade do Subcomitê de Sustentabilidade (Sub-ASG), que atua como assessoria técnica do Comitê Interno de Governança (CIG) da Secretaria. Graciela Pauli Gil Cardoso, coordenadora do Subcomitê e assessora especial da Secretaria Adjunta de Governança (Sagov), explica: “A sustentabilidade envolve o uso responsável dos recursos para garantir um futuro melhor. Isso se reflete na saúde de maneira abrangente, envolvendo o bem-estar físico, mental, social e ambiental. A política formaliza esse valor, trazendo uma nova abordagem para a gestão pública, com foco no desenvolvimento sustentável. A SES-DF já possui boas práticas, e agora a política define as estratégias e diretrizes para o ASG na área da saúde.”
Para sua criação, foram realizadas pesquisas sobre boas práticas de ASG no Brasil, além de consultas a documentos importantes, como a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Plano Estratégico do GDF 2019-2060. O Sub-ASG também se baseou nas iniciativas já adotadas pela saúde no Distrito Federal.
Fonte: Agência Brasília.
0 Comentários