O mundo dos negócios está cada vez mais conectado com a sustentabilidade. É o que revela um estudo realizado pela Accenture, onde dados comprovam que a mudança de dados para o sistema em nuvem é capaz de reduzir 59 milhões de toneladas de dióxido de carbono anualmente.
Segundo a Accenture, as
modernizações tecnológicas são fundamentais nesse quesito, pois empresas que
saem da infraestrutura convencional e migram seus sistemas para a nuvem reduzem
as emissões em mais de 84%, e conforme ela vai crescendo dentro da empresa, as
reduções podem chegar a 98%.
De acordo com o CEO da MadeinWeb, Vinícius Gallafrio, o armazenamento de dados tradicional ainda é muito utilizado, mas ele perde em muitos aspectos. Já o armazenamento em nuvem facilita e aprimora processos de monitoramento e gestão de ambientes de infraestrutura e serviço. “A modernização tecnológica interfere na gestão de energia e resíduos, automação de processos e adoção de tecnologias mais sustentáveis. Cabe aos CTOs e aos CIOs identificarem quais áreas precisam de mudança e a partir disso, buscar soluções e capacitação de equipe, com monitoramento constante de resultados”, afirma Gallafrio.
Trocas inteligentes
Vinícius também ressalta que as
empresas podem tomar pequenas atitudes diárias para contribuir com a
sustentabilidade. Algumas atitudes que podem ser tomadas são a implementação de
sistemas de iluminação LED, dispositivos de economia de energia, adoção de
tecnologias de reciclagem e a redução do uso do papel. “Esse recurso é finito e
muitas vezes é desperdiçado em processos sem necessidade. As assinaturas
eletrônicas e a migração para a nuvem são excelentes maneiras de diminuir o
consumo”, aponta o executivo.
Por fim, Gallafrio afirma que os
CTOs e CIOs devem estar presentes nessas mudanças dentro das empresas,
acompanhar os indicadores de desempenho e avaliar como as trocas inteligentes
estão ajudando a atingir metas de sustentabilidade. “A modernização melhora a
imagem da empresa perante a sociedade, mostrando comprometimento e preservação
do meio ambiente, o que atrai clientes e investidores que valorizam a
responsabilidade social e ambiental”, finaliza ele.
Fonte: Forbes.

0 Comentários