A Nike, por meio da Fisia, distribuidora oficial da marca no Brasil, que pertence ao Grupo SBF, anunciou parcerias com três organizações nacionais com o objetivo de combater os efeitos negativos das mudanças climáticas, além de ajudar na preservação ambiental e fomentar o desenvolvimento comunitário por meio do esporte, com foco na Amazônia.
O compromisso da marca foi
assumido com a SOS Amazônia, a Associação Onçafari e o Instituto Esporte &
Educação (IEE). A meta é avançar ainda mais nos esforços para proteger o futuro
do planeta e, consequentemente, o futuro do esporte.
“Do clima extremo à má qualidade do ar, atletas em todo o mundo enfrentam barreiras relacionadas ao clima para se exercitar e praticar esporte todos os dias. Por conta dos impactos gerados pelas mudanças climáticas para os atletas e para o planeta, a sustentabilidade é uma das prioridades da Nike, por isso definimos metas ousadas e baseadas na ciência para ajudar a reduzir nosso impacto ambiental e, também, para tornar as crianças mais ativas”, explicou Bruno Teixeira, gerente sênior de propósito da Fisia.
Considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, a Floresta Amazônica desempenha um papel importante na regulação dos ciclos mundiais de água e carbono. Estudos também mostram que a região produz cerca de 6% do oxigênio do mundo, e a sua preservação garante as chuvas para boa parte do continente sul-americano. Ao colaborar com parceiros que atuam na preservação da fauna e das florestas, a Nike quer contribuir com os esforços locais em sustentabilidade, além de continuar a construir uma história de compromissos visando a promoção do acesso ao esporte no país.
A SOS Amazônia, com mais de três
décadas de experiência trabalhando em prol da conservação da biodiversidade e
do crescimento da consciência ambiental na região, tem atuação focada na
restauração e proteção das florestas. Junto da Nike, a organização quer
restaurar 200 hectares (uma área equivalente a 200 campos de futebol) por meio
do plantio de 400 mil árvores até 2025.
“Com o avanço do desmatamento e
as queimadas na Amazônia, é de extrema urgência estabelecer novas relações com
a floresta, reflorestar áreas degradadas e desenvolver atividades em conjunto
com os povos locais que contribuam com a manutenção dos serviços
ecossistêmicos, como a regulação do clima, dos recursos hídricos e a oferta de
alimentos e matérias-primas. Além de ampliar nossa atuação na Amazônia, a
parceria também nos dá a possibilidade de elevar nossa causa junto a novos
públicos, nos dando a oportunidade de conscientizar mais pessoas sobre a
importância de agirmos para mudar este cenário”, afirmou Álisson Maranho,
secretário técnico da SOS Amazônia.
A Associação Onçafari, por sua
vez, foi criada há 10 anos com o objetivo de desenvolver o ecoturismo e
preservar a biodiversidade brasileira. A parceria com a Nike viabilizará
iniciativas para ajudar na proteção da onça-pintada por meio da intensificação
de pesquisas e do monitoramento da espécie em quatro biomas diferentes, em
especial na Amazônia, pelos próximos três anos. A onça-pintada é considerada
uma espécie “guarda-chuva” para a fauna brasileira, e o monitoramento dela é um
marcador importante de preservação ambiental.
“O Brasil é considerado o
país-chave para a conservação da espécie por ter a maior população de
onças-pintadas do planeta, mas estima-se que nos últimos 27 anos houve uma
redução populacional de 30% no país e projeta-se um declínio de mais 30% em
menos de três décadas. Ter as condições de fortalecer nossa atuação na
Amazônia, por meio da parceria com a Nike, é fundamental para reverter essa
projeção, já que se trata da região com a maior concentração da espécie no
mundo. Por isso a importância de disseminar boas práticas de preservação,
reduzir conflitos e trazer conhecimento em torno da espécie, que é o símbolo da
nossa biodiversidade”, revelou Mario Haberfeld, fundador da Onçafari.
Por último, o Instituto Esporte
& Educação (IEE) foi criado em 2001 com a missão de contribuir para a
formação de cidadãos críticos e participativos por meio da educação física e do
esporte. A parceria com a Nike ajudará a fomentar a conexão com as comunidades
amazônicas por meio de programas esportivos na cidade de Lábrea, no sul do
estado do Amazonas. Atividades extracurriculares serão realizadas em duas
escolas públicas e em duas comunidades indígenas, com o apoio da Secretaria
Municipal de Educação, da Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do
Médio Purus (FOCIMP) e do Instituto Mpumalanga. Além das atividades regulares,
como aulas de esporte educacional e artes, haverá treinamentos para educadores
esportivos para capacitar e fortalecer a cultura esportiva local.
”A proposta de atividades
esportivas no contraturno escolar tem o objetivo de ampliar o acesso das
crianças de Lábrea ao movimento organizado e pedagogicamente planejado,
posicionando a cultura do movimento como um importante componente escolar. Além
disso, essa iniciativa pioneira viabilizada com o apoio da Nike também fortalecerá
os parceiros locais, capacitando gestores e professores, o que será fundamental
para o fomento da cultura esportiva que tantos benefícios traz para a
sociedade”, disse Ana Moser, fundadora do Instituto Esporte & Educação.
Fonte: Exame.
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