Maneiras para aprimorar o marketing sustentável.

Ao longo dos 20 anos que passei trabalhando em sustentabilidade e propósito, vi o bom, o ruim e o totalmente errado do marketing de missão. Ainda hoje, vejo alguns dos mesmos barulhos que foram feitos há anos – profissionais de marketing caindo nas mesmas armadilhas, sem ninguém para retirá-los. Não é à toa que muitos profissionais da área me dizem que se sentem desconfortáveis em falar sobre sustentabilidade para seus clientes.



Também vi o que funciona, pois mentes criativas brilhantes continuam a encontrar maneiras novas e melhores de transmitir sua mensagem.

Aqui estão algumas dicas para uma comunicação mais sustentável.

Faça o seu consumidor o herói (não você)

É o erro que vejo com mais frequência e a correção mais poderosa que você pode fazer.

Quando você está contando a história da sustentabilidade do seu negócio, você não é o herói – seu consumidor é. Ele é o protagonista e está procurando por um guia. Quer seu apoio, mas não está conseguindo. A grande maioria dos consumidores (88%) diz querer que as marcas os ajudem a ter um estilo de vida mais sustentável; mas 43% dizem que as marcas estão fazendo o oposto, tornando mais difícil para elas serem ecologicamente corretos e éticos em suas vidas diárias.

 Seja (muito, muito) honesto

A geração Z é o mais novo e agora maior grupo de consumidores – e a dura verdade é que eles enxergam muitas marcas como desonestas. Eles acham que você está escondendo a verdade sobre como seus trabalhadores de fábrica são tratados (84%), quão ecológicos são seus produtos (79%) e quão saudáveis são suas práticas (75%). Os mesmos resultados da pesquisa mostram que os Millennials são um pouco menos cínicos, mas a maioria desse grupo mais tolerante considera suas alegações desonestas. Greenwash tem o efeito oposto ao pretendido, levando as pessoas a questionarem tudo.

Para a Geração Z, a confiança é construída com sinceridade e não com propósito. Para eles, a verdadeira honestidade tem tudo a ver com transparência. Eles querem rastrear os produtos que estão comprando, ver os detalhes das pegadas de carbono e hídrica de um produto e seus padrões de bem-estar animal.

Vender os benefícios não o dever

Em apenas quatro anos de seu lançamento, o tênis Flyknit da Nike economizou 3,5 milhões de libras de resíduos e desviou 182 milhões de garrafas plásticas do aterro. Mas não é por isso que a Flyknit rendeu à Nike mais de US$ 1 bilhão. Estes tênis sustentáveis são de alto desempenho. Eles são 2 onças mais leves que os tênis tradicionais, para que os atletas profissionais possam economizar segundos cruciais de seu tempo. Os benefícios são claros e não são apenas para o meio ambiente.

Sua garrafa à base de plantas mantém as bolhas em sua bebida mais efervescente? Seu tecido sustentável parece mais macio, mais leve, mais luxuoso? Não venda apenas a sustentabilidade, venda o benefício. E ajude seu consumidor a comunicar o benefício ambiental para seus amigos. Com as ferramentas certas, eles têm o poder de fazer isso melhor do que você.


Fonte: Forbes.

Postar um comentário

0 Comentários