Maias tinham agricultura sustentável de alta produção, aponta pesquisa

 Muitos acreditam que mudanças climáticas e degradação ambiental causaram a queda da civilização maia, mas uma nova pesquisa mostra que alguns reinos possuíam práticas de agricultura sustentáveis e alta produção de alimentos por séculos.



Há anos, climatologistas e ecologistas têm assegurado que as práticas agrícolas dos antigos povos maias são um exemplo do que não se fazer. Uma pesquisa de 2018 realizada cientistas das Universidades de Cambridge (Reino Unido) e da Flórida (Estados Unidos) afirma que a extinção da civilização maia se deu após uma longa temporada de seca. A população teria passado a enfrentar problemas com a produção agrícola e a escassez de água. Com isso, a população desagregou-se.

“Há uma narrativa que retrata os maias como pessoas engajadas no desenvolvimento agrícola desenfreado”, disse Andrew Scherer, professor associado de antropologia da Universidade Brown, nos EUA, em comunicado. “Segundo essa narrativa, a população cresceu muito, a agricultura aumentou, e tudo foi por água abaixo."

Mas em novo estudo publicado no periódico Remote Sensing, Scherer, estudantes da Brown e pesquisadores de outras instituições sugerem que essa narrativa não abrange a história completa. Usando drones e sensores lidar, uma tecnologia de sensoriamento remoto, um grupo liderado por Scherer e Charles Golden, da Universidade Brandeis, também nos Estados Unidos, inspecionou uma pequena área nas planícies maias orientais, situada hoje na fronteira entre México e Guatemala.

A pesquisa feita com o sensor – e, posteriormente, uma pesquisa em campo – revelou um extenso sistema de irrigação sofisticado, além de terraços dentro e fora das cidades da região. Os achados demonstram que, entre 350 e 900 d.C., alguns reinos maias viviam confortavelmente, com sistemas agrícolas sustentáveis, sem demonstração de insegurança alimentar.

Scherer espera que o estudo forneça aos pesquisadores uma visão mais diversificada dos antigos maias – e talvez até mesmo ofereça inspiração para membros do setor agrícola moderno que procuram por formas sustentáveis de cultivar alimentos para uma população global cada vez maior


Fonte: Galileu.

Postar um comentário

0 Comentários