Sustentabilidade: aulas on-line podem contribuir, diz estudo.

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), realizada entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro em Glasgow, na Escócia, voltou a trazer à tona a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas - bem como a tomada de ações coletivas e individuais - a respeito da redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. A redução ou substituição do uso de combustíveis fósseis, como a gasolina, é um dos pontos centrais das ações que visam a atenuação das mudanças climáticas no planeta. Neste sentido, ganha força a questão da sustentabilidade em ações cotidianas do cidadão, como a diminuição do uso de automóveis nas grandes metrópoles brasileiras.



O compromisso assinado por representantes de 196 países no dia 13 de novembro é de que haja uma redução de 45% na emissão de carbono até 2030, devendo tal emissão ser completamente neutralizada em 2050. O Brasil foi signatário do pacto, estipulando uma meta ainda mais ambiciosa para 2030 (de redução de 50% na emissão de carbono).

Apesar do compromisso estabelecido, foi registrado no país, em 2020, um aumento de 9,5% nas emissões de gases poluentes, de acordo com dados do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), do Observatório do Clima.

A necessidade da diminuição do uso de combustíveis fósseis

Dentro desta lógica da menor circulação de automóveis nas cidades está uma prática que ganhou força ao longo da atual crise sanitária: o teletrabalho e os cursos realizados de forma on-line. Para Andressa Persson, fundadora do ClickAula, portal que oferece aulas extracurriculares e de reforço escolar de forma on-line, a pandemia de Covid-19 evidenciou que é possível trabalhar e estudar de forma remota, aproveitando melhor um tempo que se perdia em deslocamentos pela cidade, colaborando, além disso, para a redução da emissão gases poluentes na atmosfera.

De acordo com um estudo publicado no periódico científico Nature Climate Change, as medidas de isolamento social adotadas por autoridades de todo o mundo com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus - que implicaram na adoção do home office e das aulas à distância em escolas - causaram uma queda de 7% nas emissões de CO2 ao longo de 2020. A explicação, de acordo com a pesquisa, se deve principalmente pelo fato de estas restrições terem impactado na menor circulação de carros nas ruas neste período.

A fundadora do ClickAula ressalta, porém, que o ideal é que a sociedade possa alcançar um modelo híbrido para os estudos, de modo a preservar e incentivar a sociabilidade entre as crianças, tão importante para o desenvolvimento psíquico e motor delas.

"Nós acreditamos que eventualmente chegaremos a um modelo híbrido, onde haverá encontros entre as crianças para brincar e a mesma turma também se encontrará de modo on-line para fazer aulas com temas bem diversos, que não se encontram nas escolas", conclui.


Fonte: Terra.

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