Ramo de construção sustentável cresce no Brasil.

Atualmente, tornou-se cada vez mais importante para todos os setores da economia pensar sobre os impactos que causam no meio ambiente e o que pode ser feito para minimizar esses impactos. A indústria da construção civil, por sua própria natureza, é grande usuária de recursos naturais e, devido às crescentes preocupações com as mudanças climáticas e a natureza finita desses recursos, há uma pressão crescente sobre as empresas de construção para reduzir os impactos que causam no meio ambiente. E à medida que o mundo olha para a sustentabilidade, a construção deve seguir o mesmo caminho. Por isso, a indústria da construção civil tem tido um foco crescente na sustentabilidade, e a construção sustentável vem apresentando grande expansão por todo o mundo como uma nova abordagem que melhora a maneira como as pessoas vivem e constroem. Segundo o CREA-SP, no Brasil, a procura por projetos de construção sustentável teve um crescimento de 25,7% no ano de 2020, em comparação a 2019. Embora existam desafios envolvidos na adoção de métodos de construção sustentáveis, também há grandes benefícios.



A construção sustentável é a prática de tornar o meio ambiente mais saudável com base em princípios ecológicos, através do uso de materiais renováveis e recicláveis na construção de novas estruturas, bem como reduzir o consumo de energia e o desperdício. O principal objetivo da construção sustentável é reduzir o impacto da indústria no meio ambiente e, segundo o engenheiro especialista em inovações em construção sustentável, Fernando Augusto Keller Silva, a sustentabilidade na construção concentra-se nos seguintes princípios: conservar, reutilizar, reciclar/renovar, proteger a natureza, criar atóxicos e de alta qualidade.

De acordo com o especialista, a construção sustentável não termina quando a construção está concluída; o próprio edifício deve ter um impacto reduzido sobre o meio ambiente ao longo de sua vida útil. Isso significa que o projeto do edifício deve incorporar elementos que tenham uma influência positiva contínua no impacto ambiental do edifício. Isso pode incluir isolamento adequado para evitar perda de calor, painéis solares para reduzir o consumo de energia e materiais de construção com longa vida útil.

O uso de tecnologia de gerenciamento de projetos, materiais de construção ecológicos e técnicas de manufatura verdes são apenas algumas das maneiras pelas quais a construção está se movendo em direção à sustentabilidade ambiental e econômica. A construção verde, também conhecida como edifício verde, traz muitos benefícios não só para o meio ambiente, mas também para os construtores e seus clientes.


Fonte: Terra.

Postar um comentário

0 Comentários