A varejista da construção Leroy Merlin anunciou a certificação de 25 unidades pela AQUA-HQE, focada em construção e gestão sustentável de edifícios. A expectativa da rede é certificar todas as demais 19 unidades até o final de 2021.
“A certificação AQUA-HQE no ciclo operação permite que uma organização adote um sistema de gestão de edifício único para esse universo, o que chamamos de ‘organização mutualizada’. Conquistar a certificação para um conjunto de edifícios permite otimizar a disseminação da experiência adquirida, realizar um benchmarking do desempenho ambiental entre o conjunto de edifícios e alinhar os indicadores de performance com as ações estratégicas da empresa e suas métricas”, explica Felipe Queiroz Coelho, gestor técnico da AQUA-HQE.
A primeira loja certificada foi a de Niterói (RJ), em 2009. A unidade carioca foi considerada a primeira varejista do Brasil a conquistar essa certificação. De modo geral, somente nos últimos três anos a Leroy economizou mais de 3 milhões de quilowatts hora de energia, evitando a emissão de mais de 3 mil toneladas de CO2 e na atmosfera. Só em 2020 as lojas certificadas consumiram 7.853 m³ de água potável a menos se comparado com as não certificadas.
“Desde a criação do Comitê de Sustentabilidade, em 2008, a Leroy Merlin realiza ações estratégicas focadas em ESG, como o desenvolvimento local, redução das emissões de CO2, iniciativas para economia circular e oferta de produtos responsáveis aos consumidores”, afirma Andressa Borba, diretora de desenvolvimento responsável da Leroy.
Fonte: Forbes.


0 Comentários