Startup lança embalagem que se desfaz em menos de 10 meses.

Uma embalagem que se desfaz naturalmente entre seis e nove meses, sem prejudicar o meio ambiente, promete revolucionar a indústria e ajudar na redução de resíduos plásticos na natureza. A novidade foi lançada mundialmente há quatro meses por uma startup de Campinas - a Tibii, produtora de nutrição animal para cães e gatos, que investe constantemente em inovações com o foco na sustentabilidade. O objetivo principal é eliminar a prática de descarte de embalagens plásticas na natureza, principalmente nos rios, córregos e oceanos.

A Tibii - que em tupi guarani significa forte e saudável - lançou a primeira embalagem ecoeficiente do mundo para abrigar rações e alimentos secos para gatos e cachorros em parceria com a Klabin, que tem sede em Jundiaí e é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil.




Trata-se de uma embalagem de papelão ondulado, desenvolvida e produzida pela Klabin com exclusividade para a Tibii. A nova embalagem pode ser encontrada nos tamanhos de 10 kg e 15 kg. Seu layout foi criado para facilitar o armazenamento e o manuseio. Além disso, a embalagem possui acoplado um copo dosador para as porções.

A nova embalagem é reciclável e produzida com matéria-prima renovável, proveniente de florestas plantadas e certificadas, e se torna mais uma opção aos consumidores que buscam produtos sustentáveis.

Gabriella Michelucci, diretora de Embalagens de Papelão Ondulado da Klabin, explicou que a empresa busca a inovação para oferecer cada vez mais soluções de embalagens que atendam fabricantes que querem praticidade no cotidiano da sociedade e, sobretudo, respeitam o meio ambiente. "É o caso desta startup de Campinas. Os alimentos para pets demandam cuidados específicos e acreditamos ter alcançado uma solução altamente satisfatória com este projeto em conjunto com a Tibii", afirmou.

Mario Cleto, diretor da Tibii, disse que esta embalagem desenvolvida surgiu porque prioriza eficiência nas relações e na sustentabilidade em todo o ciclo produtivo. "Acreditamos que investir em mais qualidade de vida para os nossos animais começa por trocar hábitos e ajudar o planeta", afirmou.

Segundo Cleto, a Tibii iniciou sua trajetória há pouco mais de dois anos com objetivo de mudar os hábitos do consumidor em um mercado gigante e consolidado, o de alimentos para pets. "Foi a primeira empresa de ração para pet do mundo a utilizar embalagens recicláveis. Em um mundo onde a utilização de plástico está sendo amplamente discutida, o mercado mundial de pet food continua utilizando sacos plásticos indiscriminadamente", comentou.

O lançamento da embalagem exclusiva aconteceu em novembro de 2020 e os consumidores já começam a aprovar a ideia. "Foi um passo muito importante, porque os sacos plásticos laminados utilizados pelas empresas de pet food tradicionais são um problema para o meio ambiente", disse o diretor.

Segundo Cleto, as caixas ecoeficientes são uma grande contribuição para a sociedade e para o planeta. "Se levarmos em conta que apenas nos oceanos a previsão é que até 2025 o peso do plástico irá superar o de peixes, é assustador", afirmou.

Já foram investidos na Tibii mais de R$ 1,5 milhões desde sua criação, em 2018. A maior parte desse valor foi utilizada em pesquisas para se chegar ao melhor modelo de embalagem reciclável e na qualidade dos produtos. Em 2019, a empresa já tinha dobrado de tamanho.

Em 2020 a Tibii cresceu 200% em relação ao ano de 2019, mesmo com todos os desafios para uma empresa nova ganhar mercado em plena pandemia. A previsão para 2021, ainda com todos os efeitos da pandemia, é continuar crescendo.

Atualmente, a Tibii conta com 11 SKUs em seu portfólio de alimentos secos e Snacks para cães e gatos e possui uma rede de distribuição que engloba 15 estados brasileiros.


Fonte: Correio.

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