O Grupo Carrefour Brasil lançou neste mês um desafio que vai selecionar projetos de soluções sustentáveis para substituir embalagens de alimentos perecíveis em todos os seus supermercados do país com marcas próprias.
O ‘Desafio de Embalagens
Sustentáveis Carrefour’, promovido pelas equipes de Sustentabilidade, Supply
Chain e outras áreas, tem como objetivo aprimorar a gestão de resíduos e a
estratégia de embalagens da companhia. Para isso, o concurso busca iniciativas
com materiais que possam substituir bandejas de isopor, filme PVC e sacos de
polietileno usados para embalar frutas, legumes e verduras.
Segundo a empresa, podem concorrer empresas e empreendedores. Ou seja, pessoas jurídicas de todo o território nacional cadastradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). As inscrições devem ser feitas pelo site do desafio até o dia 22 de fevereiro.
Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, explica que, para seleção das propostas, serão levadas em consideração ideias que podem ajudar a solucionar os maiores desafios ambientais no consumo e na convervação de alimentos, como o isopor e o plástico. As melhores poderão ser patrocinadas pela empresa e incentivadas para produção em escala de acordo com a região.
"Esse desafio é um dos
projetos que integram o tema de economia circular promovido pelo Carrefour para
o setor de varejo", afirma o executivo. "O grupo tem construído de
maneira sistemática diversas ações relacionadas à melhoria das embalagens do
ponto de vista econômico, para que sejam absorvidos pelas cooperativas, e do
ponto de vista sustentável, promovendo a questão da reciclagem no Brasil com
materiais mais 'ecoeficientes".
A meta do Grupo é ter 100% das embalagens de marca própria reformuladas até 2025, tornando-as recicláveis, reutilizáveis ou aptas à compostagem. A medida é uma das iniciativas da companhia como signatária do movimento de transição alimentar Act for Food e com o Global Commitment, da Ellen MacArthur Foundation.
Em 2019, 49% das 146,3 mil
toneladas de resíduos gerados pelas operações do Carrefour foram reciclados ou
destinados para compostagem. No mesmo ano, mais de 5 milhões de embalagens e
produtos foram substituídos por materiais recicláveis. A expectativa, agora, é
ultrapassar 10 milhões, considerando o volume produzido em 2020.
Fonte: Época Negócios.

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