A multinacional alemã Bayer completou 125 anos de atuação no Brasil - no mundo, são 157 anos de história. Para marcar a data, a empresa anunciou que toda a sua estratégia de negócios, seus projetos e programas, terão como foco os pilares de inovação, cultura, e pessoas e sustentabilidade.
Segundo Marc Reichardt, presidente da Bayer no Brasil, colaboração será a palavra-chave de todas as ações. "Para continuarmos relevantes, precisamos estar atentos ao nosso tempo, com as mudanças climáticas e o envelhecimento da população global, por exemplo. Os desafios e as soluções são coletivos e não isolados. A própria pandemia está exigindo soluções conjuntas das empresas", disse o executivo durante evento virtual que celebrou a ocaisão e reuniou outras lideranças das áreas de recursos humanos, sustentabilidade, comunicação e das divisões agro, saúde e farma.
O trabalho em colaboração deve marcar uma das principais
metas da companhia: a redução de 30% das emissões de gases causadores do efeito
estufa em suas operações no campo até 2030. Para atingí-la, uma das apostas é a
Iniciativa Carbono.
Lançada pela área de Crop Science, ela será implementada em parceria com cooperativas e recompensará agricultores que geram créditos de carbono a partir de práticas agrícolas sustentáveis. A empresa prevê ter os primeiros resultados já em meados deste ano, por meio de mensurações de carbono no solo das propriedades participantes.
Em setembro de 2020, a Bayer se tornou signatária oficial da
Rede Brasil do Pacto Global, integrando as plataformas de “agro sustentável”,
“clima”, “objetivos de desenvolvimento sustentável” e “comunicar e engajar”.
Também alcançou a meta de ter seis unidades que produzem sementes de milho com
energia renovável, utilizando biomassa como combustível para as operações. Elas
ficam em Uberlândia, Paracatu e Cachoeira Dourada, no estado de Minas Gerais,
Santa Helena, em Goiás, Campo Verde, no Mato Grosso, e Itaí, em São Paulo.
O lançamento do LifeHub no final do ano passado também se
integra aos pilares da empresa. Sendo um hub de inovação aberta, a proposta é
atuar em parcerias para conectar o ecossistema de inovação e acelerar processos
e soluções relacionados à saúde e nutrição. "Não existe inovação sem
colaboração e parceria, e esse é o espírito do LifeHub", disse Fernanda Eduardo,
gerende de Digital e Inovação da Bayer.
As metas de sustentabilidade também valem para toda a cadeia de valor da empresa. A intenção é diminuir em 12 a 15 toneladas/ano a emissão de poluentes ao longo de toda a cadeia de fornecedores, revisitando contratos e se aliando a fornecedores mais sustentáveis. Outra meta é reduzir em 4 toneladas/ano a emissão provocada pelas operações diretas ou indiretas, por meio de eficiência energética e adoção de energias verdes.
Ainda nessa área, a companhia conta com um Conselho Global
de Sustentabilidade, um conselho externo formado por especialistas, com o
propósito de prestar consultoria à liderança em torno de sustentabilidade e
ajudar a incorporá-la em todos os projetos e decisões de negócio. As
iniciativas desenvolvidas pela empresa estão ligadas aos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fonte: Época Negócios.


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