A Unilever planeja usar uma nova
tecnologia de localização geográfica para aumentar a transparência de suas
cadeias de suprimento de óleo de palma e tratar de um problema de
rastreabilidade que o setor enfrenta há décadas.
A fabricante do sorvete Ben &
Jerry’s, da maionese Hellmann’s e do sabonete Dove usará dados de
geolocalização de telefones celulares para rastrear o óleo de palma que viaja
por milhares de cadeias de suprimentos para concretizar a elusiva
rastreabilidade na “primeira milha”. Após um teste-piloto na Indonésia, a
Unilever expandiu essa abordagem para cobrir todas as instalações de palma no
Sudeste Asiático, incluindo fazendas, refinarias e unidades de processamento, e
estuda aplicar a tecnologia a outras regiões.
“Com uma imagem mais clara, é
mais fácil estimar o risco de questões como o desmatamento”, diz Marc Engel,
diretor de cadeia de suprimentos da Unilever. “Queremos ser os primeiros a
saber e os primeiros a agir.”
A tecnologia é mais um passo para
aumentar a transparência dessa indústria polêmica em um momento em que os
produtores enfrentam maior escrutínio sobre a produção do óleo usado em uma
infinidade de produtos, como chocolate, batom e xampu. A rápida expansão das
plantações nas últimas décadas, embalada pelo crescimento da demanda por um óleo
comestível barato e versátil, é associada a queima de florestas tropicais,
destruição da vida selvagem e conflitos com comunidades locais por causa da
terra.
Preocupações ambientais
estimularam a adoção de óleo de palma sustentável. Porém, cadeias de suprimentos
complexas começam em propriedades de milhões de hectares, dificultando o
rastreamento pleno. Não só isso, a credibilidade do óleo de palma com
certificado de sustentabilidade tem sido questionada por grupos ambientalistas,
que afirmam que as más práticas são disfarçadas no processo conhecido como
greenwashing e continuam acontecendo, embora escondidas do público.
O óleo de palma é uma das
matérias-primas mais importantes nos produtos da Unilever. A gigante de bens de
consumo compra anualmente cerca de 1 milhão de toneladas de óleo de palma, óleo
de palmiste e derivados para produção de sorvetes, cosméticos e sabonetes,
sendo uma das maiores compradoras do mundo. Seu objetivo é tornar todas as suas
cadeias de suprimentos livres de desmatamento até 2023.
Fonte: Yahoo Finanças.

