Unilever usa tecnologia visando garantir óleo de palma sustentável.


A Unilever planeja usar uma nova tecnologia de localização geográfica para aumentar a transparência de suas cadeias de suprimento de óleo de palma e tratar de um problema de rastreabilidade que o setor enfrenta há décadas.


A fabricante do sorvete Ben & Jerry’s, da maionese Hellmann’s e do sabonete Dove usará dados de geolocalização de telefones celulares para rastrear o óleo de palma que viaja por milhares de cadeias de suprimentos para concretizar a elusiva rastreabilidade na “primeira milha”. Após um teste-piloto na Indonésia, a Unilever expandiu essa abordagem para cobrir todas as instalações de palma no Sudeste Asiático, incluindo fazendas, refinarias e unidades de processamento, e estuda aplicar a tecnologia a outras regiões.

“Com uma imagem mais clara, é mais fácil estimar o risco de questões como o desmatamento”, diz Marc Engel, diretor de cadeia de suprimentos da Unilever. “Queremos ser os primeiros a saber e os primeiros a agir.”
A tecnologia é mais um passo para aumentar a transparência dessa indústria polêmica em um momento em que os produtores enfrentam maior escrutínio sobre a produção do óleo usado em uma infinidade de produtos, como chocolate, batom e xampu. A rápida expansão das plantações nas últimas décadas, embalada pelo crescimento da demanda por um óleo comestível barato e versátil, é associada a queima de florestas tropicais, destruição da vida selvagem e conflitos com comunidades locais por causa da terra.


Preocupações ambientais estimularam a adoção de óleo de palma sustentável. Porém, cadeias de suprimentos complexas começam em propriedades de milhões de hectares, dificultando o rastreamento pleno. Não só isso, a credibilidade do óleo de palma com certificado de sustentabilidade tem sido questionada por grupos ambientalistas, que afirmam que as más práticas são disfarçadas no processo conhecido como greenwashing e continuam acontecendo, embora escondidas do público.
O óleo de palma é uma das matérias-primas mais importantes nos produtos da Unilever. A gigante de bens de consumo compra anualmente cerca de 1 milhão de toneladas de óleo de palma, óleo de palmiste e derivados para produção de sorvetes, cosméticos e sabonetes, sendo uma das maiores compradoras do mundo. Seu objetivo é tornar todas as suas cadeias de suprimentos livres de desmatamento até 2023.


Fonte: Yahoo Finanças.