Uma espuma para embalagens que se dissolve na pia.


Poucas coisas são mais decepcionantes para quem pratica o consumo consciente do que receber um produto embalado com várias camadas de isopor ou outros tipos de espuma. Além de aumentar o lixo plástico, o isopor também é volumoso e espalha pedacinhos brancos por toda a casa. Foi tentando criar soluções para esse problema que a KTM Industries criou a Green Cell Foam, uma espuma verde biodegradável feita de milho e que se dissolve na água.


Embora exista desde 2002, a Green Cell Foam começa a ganhar popularidade agora, com a pressão crescente por produtos e embalagens que sejam sustentáveis. A Perdue Farms, uma espécie de açougue on-line recém-lançado, abraçou a ideia da espuma verde como parte de seu modelo de negócios, anunciando que seus produtos congelados serão enviados aos consumidores em embalagens 100% recicláveis. 
O anúncio da empresa explica: "O isolamento de espuma é feito de amido de milho solúvel em água, que pode ser compostado ou mesmo desintegrado com segurança na água corrente da pia da cozinha." Segundo a KTM Industries, fabricante da espuma, substituir as embalagem de isopor pela Green Cell Foam, fornece flexibilidade e conveniência nas opções de descarte para qualquer tipo de embalagem e vai além da reciclagem.
O produto já é certificado pela USDA e é 100% compostável, além da opção de dissolver pedaços grandes em um balde de água ou até mesmo "colocar pequenos pedaços na pia e ver 'derreter' com segurança em menos de 60 segundos”. "A espuma verde é segura para drenos, fossas sépticas e centros de tratamento de resíduos", explica a empresa.


A Green Cell Foam, de acordo com a fabricante, “demanda 70% menos energia e emite 80% menos gases de efeito estufa do que as espumas à base de petróleo". O produto também queima de maneira limpa e segura em lareiras, fogueiras e usinas elétricas - podendo funcionar como eventual combustível.
Apesar de não ser novo, o material parece ter começado a entrar no radar dos departamentos de sustentabilidade de empresas que lidam com um grande volume de entregas. Além da Perdue Farms, no ano passado as marcas Jenny Craig, Crowd Cow e a NIKU Farms do Canadá também adotaram a embalagem. O custo benefício ambiental parece ser a explicação.


Fonte: eCycle.