A Impossible Foods, empresa
fabricante do hambúrguer homônimo à base de soja, lançou dois produtos de carne
de porco “fake” na CES (Consumer Eletronics Show), maior evento de tecnologia
do mundo, que aconteceu nesta semana em Las Vegas: Impossible Pork e Impossible
Sausage, acirrando a concorrência com a Beyond Meat.
A Impossible, com sede
no Vale do Silício, distribuiu cerca de 25 mil amostras na feira de eletrônicos
esta semana. A salsicha vegana será lançada para teste a partir do fim deste
mês, em 139 restaurantes do Burger King e em cinco mercados.
Assim como seu
hambúrguer ''não bovino'', ambos os produtos suínos utilizam a soja como
ingrediente principal e contêm “heme”, uma molécula com ferro que dá aos
produtos a aparência e sabor de carne, sendo feita a partir de um fermento
geneticamente modificado.
“O heme é o ingrediente
mágico que dá todo o sabor da carne”, relata Laura Kliman, cientista sênior de
sabor da Impossible. Obviamente, o sabor da carne de porco é muito diferente da
carne bovina (há menos heme na carne de porco). Segundo a cientista, o heme
ainda é o principal ingrediente, “apenas em quantidades diferentes”.
Existem também grandes
diferenças de textura que a empresa teve que levar em conta no processo de
desenvolvimento do produto. A carne de porco por exemplo, é mais macia e fresca
que a bovina, explica Laura.
Embora os ingredientes
para a carne de porco, salsicha e carne bovina sejam semelhantes, as
formulações são diferentes.
A carne de porco foi
desenvolvida com a participação de chefs de Hong Kong e Cingapura. A China, o
maior país consumidor de carne suína do mundo, também é fundamental para os
planos da Impossible Foods.
Em entrevista à Bloomberg
Television, o diretor financeiro da empresa, David Lee afirma que “a missão é
global e, com 40% da carne consumida na Ásia, estamos muito focados em garantir
que possamos entrar em grandes mercados, como a China, o mais rápido possível”.
Com o maior interesse
dos consumidores por alimentos à base de plantas, fabricantes do setor correm
contra o tempo. A Beyond Meat, maior concorrente da Impossible, já possui
produtos que imitam o sabor da carne bovina e suína no mercado. Outras
empresas, como a Nestlé, a Conagra Brands e até a gigante de produtos de carne
de porco Smithfield Foods, já lançaram produtos de carne 'fake'.
Fonte: O Globo


